Palestra sobre “Afetividade, Saúde Sexual e Reprodutiva”

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
16/04/2018

No passado dia onze de abril, o Grupo de Educação Física e Desporto promoveu um colóquio, para todos os alunos do décimo ano da Área de Ciências e Saúde, subordinado ao tema “Afetividade, Saúde Sexual e Reprodutiva”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia onze de abril, o Grupo de Educação Física e Desporto promoveu um colóquio, para todos os alunos do décimo ano da Área de Ciências e Saúde, subordinado ao tema “Afetividade, Saúde Sexual e Reprodutiva”. Os oradores convidados foram a Dra. Ana Sofia, psicóloga do Colégio Internato dos Carvalhos, e as médicas Cátia Rodrigues e Inês Reis, do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga – Santa Maria da Feira.

A sessão iniciou com a intervenção da Dra. Ana Sofia que fez o enquadramento do tema para a faixa etária destes nossos alunos. Esclareceu e diferenciou os conceitos de sexo e de sexualidade e relevou a importância da afetividade no desenvolvimento equilibrado do indivíduo como um ser biopsicossocial. Posteriormente, teve a palavra a Dra. Inês Reis que, de forma simples, mas com rigor técnico, esclareceu os alunos sobre as doenças que se podem transmitir sexualmente e as diferentes formas de as prevenir. Em seguida, a Dra. Cátia Rodrigues abordou as várias vertentes de contraceção, masculina e feminina.

A forma natural como foram abordados os temas pelas três palestrantes, questionando e interagindo em permanência com os 140 alunos presentes, resultou numa estratégia pedagógica de sucesso, que garantiu a atenção de todos, durante a hora e meia de duração do colóquio.

Como a grande maioria dos alunos presentes pretendem seguir uma carreira profissional na área da saúde, na parte final deste colóquio, a Dra. Cátia Rodrigues foi desafiada a partilhar a sua experiência de voluntariado em Moçambique, transmitindo uma visão humanista da sua profissão de médica e de dádiva em prol do bem do outro.

Por último, um agradecimento à Direção pelo apoio a esta iniciativa e aos colegas que acompanharam as respetivas turmas, permitindo a presença de um elevado número de alunos, no Auditório do Ensino Privado.

 

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto


 

GALERIA DE IMAGENS