FALAR SAÚDE Nº 99: Tudo a nu

Prof.ª Isabel Cristina
14/11/2016

Eu sei, está frio. E não, não endoideci. Trazer-vos este tema parece completamente inoportuno, mas considero-o muito curioso e interessante...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
14 de novembro de 2016

 

 

 

 

 


A beleza de um corpo nu só a sentem as raças vestidas.
O pudor vale sobretudo para a sensibilidade como o obstáculo para a energia.
Fernando Pessoa


Falar Saúde Nº 99
Tudo a nu

Eu sei, está frio. E não, não endoideci. Trazer-vos este tema parece completamente inoportuno, mas considero-o muito curioso e interessante. Nós somos animais de hábitos e, quem sabe, não passamos a estação do ano para um plano secundário, depois de tomarmos consciência das numerosas vantagens que o abandono do pijama nos pode trazer. Deixo ao vosso critério.

Segundo um estudo norte-americano da Fundação Nacional do Sono, um em cada três adultos dorme sem roupa, sendo esta uma forma de estar, surpreendentemente, benéfica em várias áreas da nossa vida. Este estudo mostrou que, além de queimar calorias e melhorar a qualidade do sono, dormir nu ainda reduz o risco de manifestar diabetes. Aqui ficam alguns dos principais benefícios de dormir “tal como viemos ao mundo”:

Melhora a qualidade do sono

A temperatura corporal baixa naturalmente durante o sono como resposta ao ritmo circadiano (período de 24 horas no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos, incluindo o ciclo de sono). Usar pijama pode interromper esse mecanismo natural e perturbar o ciclo de sono. Temperaturas elevadas são muitas vezes uma das causas da insónia.


Aumenta o metabolismo

Dormir nu aumenta a produção de energia do corpo humano para manter a temperatura. Tal favorece e acelera o metabolismo, ajudando a queimar calorias. Adeus gordura localizada na barriguinha!


Diminui o risco de contrair infeções e melhora a pele

Algumas partes do corpo - especialmente axilas, virilhas e órgãos sexuais - passam o dia inteiro cobertos, muitas vezes debaixo de várias camadas de roupa. O ambiente húmido e quente, gerado pela roupa que usamos ao dormir, faz com que haja uma maior probabilidade das bactérias se desenvolverem. Nada melhor do que durante a noite deixá-los ao "ar livre", pois tal pode diminuir a incidência de doenças do foro dermatológico, como o pé-de-atleta ou infeções vaginais, bacterianas ou fúngicas. No caso do homem, a temperatura mais baixa aumenta a produção de esperma.


Diminui a ansiedade e o stresse

O cortisol é uma hormona importante na manutenção dos níveis de stresse e ansiedade. Variações irregulares na sua produção afetam o sistema imunitário e as funções do organismo. Quando se dorme nu, o corpo atinge a chamada “temperatura ótima” para a produção desta hormona nas glândulas suprarrenais. O calor aumenta a sua produção, o que tem vários efeitos hormonais e orgânicos, como o aumento do stresse e do apetite logo ao acordar.


Promove uma vida sexual mais ativa

Dormir nu ao lado de alguém vai espoletar mais desejo e vontade sexual, no parceiro ou parceira. Para ter a certeza disso, não precisamos de estudos científicos. Estar nu em frente a quem se ama aumenta a produção da hormona do amor e do prazer sexual, a oxitocina.


Melhora a autoestima

Dormir nu pode ajudar a sentir-se confortável com o seu corpo e a desvalorizar as imperfeições que, habitualmente, todos temos. O corpo deve ser aceite de uma forma natural, a não ser que por questões de saúde deva perder peso, por exemplo. Lembrem-se de que, quando estamos confortáveis com o nosso corpo, nos sentimos mais felizes e mais atraentes.


Poupa tempo e dinheiro

Já pensaram que dormir despido liberta-nos, também, da preocupação de comprar ou trocar de pijama? Poupamos dinheiro, tempo e contribuímos para a preservação do meio ambiente. Menos uma coisa para lavar e menos uma coisa para estender.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS