FALAR SAÚDE Nº 102: Picante? Atreve-te!

Prof.ª Isabel Cristina
03/01/2017

A época natalícia é sinónima de exageros alimentares. E que bem que eles sabem… O problema é quando deixamos de caber na roupa!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
03 de janeiro de 2017

 

 

 

 

 


A verdade é como a malagueta: ela arde.
Provérbio Guineense


Falar Saúde Nº 102
Picante? Atreve-te!


A época natalícia é sinónima de exageros alimentares. E que bem que eles sabem…
O problema é quando deixamos de caber na roupa!

Existem variadíssimas sugestões de como regularizar e/ou desintoxicar o organismo, após os exageros, desde dietas mais ou menos complexas a um simples “beber muita água e andar a pé”, mas o melhor é consultar um nutricionista de modo a definir a melhor estratégia para cada um. Seja como for, independentemente da dieta selecionada, a perda de peso pode estar associada à ingestão de malaguetas o que, para quem aprecia o paladar deste fruto, é como juntar o útil ao agradável.

As malaguetas são frutos da família do tomate e da batata, oriundas das regiões tropicais da América e são usadas como um vegetal na confeção de molhos ou de pratos salgados. Existem centenas de tipos diferentes de malaguetas que se diferenciam pela cor, formato e nível de picante. A quantidade de picante presente nas malaguetas pode ser avaliada usando a escala de Scoville, que mede o grau/nível de ardência e pungência das pimentas. Esta escala situa a tradicional malagueta portuguesa mais ou menos a meio, um pouco depois encontramos o tabasco e, mais para o fim da lista, está a malagueta indiana “Bhut Jolokia” ou “ghost pepper”. A malagueta é muito utilizada em Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Portugal, sendo também conhecida pelos nomes de gindungo, maguita-tuá-tuá, ndongo, nedungo e piri-piri.

O picante característico das malaguetas deve-se à presença de um composto químico chamado capseína e há estudos que comprovam que a ingestão de malaguetas está associada à perda de peso, porque a capseína tem a capacidade de regular o metabolismo, fazendo com que se verifique um aumento no gasto energético e uma consequente redução da gordura corporal. Apenas 6 gramas de pimenta podem queimar até 45 calorias.

Segundo outros estudos, a capseína também tem a capacidade para estimular o sistema nervoso, o que faz com que se verifique uma libertação das hormonas noradrenalina e adrenalina, provocando uma crescente redução de calorias, proteínas e gorduras na refeição seguinte. Não obstante estes factos, e apesar de a capseína ter apresentado resultados satisfatórios no combate à obesidade em ratos, são necessárias mais pesquisas para confirmarem estes resultados, e para definirem qual é a quantidade necessária para este componente atuar livremente, e responsavelmente, na saúde das pessoas.

A capseína parece estar igualmente associada à redução da inflamação e das dores relacionadas com artrite reumatoide e fibromialgia, bem como a um efeito anticancerígeno.

Para além da capseína, as malaguetas contêm também índices elevados de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno (vitamina A), tocoferol (vitamina E), magnésio, ferro e aminoácidos, daí que sejam consideradas importantes no funcionamento do sistema imunitário, porque as suas características têm capacidade para estimular a circulação sanguínea e irrigar os órgãos.

Curiosidades:

  • As malaguetas são conhecidas pelas suas características afrodisíacas, sendo muitas vezes chamadas de tempero do amor.
  • A sensação de ardor desencadeada pelo picante é responsável por libertar substâncias analgésicas, como as endorfinas, fazendo com que a pessoa se sinta bem.
  • As sementes são as principais responsáveis pelo ardor. Caso queira menos picante na culinária, opte por utilizar apenas a casca.
  • Para acalmar a sensação de boca a arder, beba leite ou algum dos seus derivados. A caseína, substância presente no leite, elimina a capseína dos recetores nervosos localizados na boca.
  • Segundo o livro do Guinness, de acordo com testes de 2013, a pimenta mais quente do mundo chama-se “Carolina Reaper”, sendo aconselhável colher com luvas e preparar com máscara protetora.

Com muito picante… Bom ano 2017 para todos!


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS