Aula prática – O “Mobbing”

Diogo Capitão, do 12.º AJ
03/05/2017

Os alunos do 12.º ano do curso de Assessoria Jurídica e Documentação tiveram, no passado dia 26, o privilégio de assistir a uma aula diferente ministrada pela Dr.ª Edite Guedes, experiente advogada no ramo do Direito do Trabalho.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Aula prática – O “Mobbing”

«(...) pede-se a todos, futuros juristas, que olhem para dentro do vosso seio familiar e reparem se os vossos pais não andam desiludidos, ou, de certa forma, saturados no que ao seu trabalho diz respeito (...). Isso poderá ser “Mobbing” (...)»
Dr. Edite Guedes

Uma vez mais, os alunos do 12.º ano do curso de Assessoria Jurídica e Documentação tiveram, no passado dia 26, o privilégio de assistir a uma aula diferente ministrada pela Dr.ª Edite Guedes, experiente advogada no ramo do Direito do Trabalho.

O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, conduziu o aluno Diogo Capitão a escolher o “Mobbing” como tema da sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Desconhecido da maior parte, é comparável ao “Bullying”, sem agressão física e num contexto laboral, caraterizando-se pelo ataque psicológico, repetido ao longo do tempo, com o objetivo de levar o trabalhador a rescindir o seu contrato de trabalho.

Em Portugal, tornou-se percetível a partir de 2003, com a agudização da crise económica que levou à necessidade de “despedir por vontade do trabalhador”, sem necessidade de procedimento disciplinar ou pagamento de indeminização.

Após a apresentação da temática, com a alusão feita às causas e consequências e às modalidades de defesa, foi aberto o debate, tendo sido notório o interesse e o empenho dos alunos no desenvolvimento e na abordagem a esta problemática social.


Diogo Capitão, do 12.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS