A Importância das Jotas no Exercício da Cidadania

Cristiana Amorim e Miguel Leite, do 12.º AJ
03/04/2017

No passado dia 27 de março, tivemos o privilégio de receber no CIC, na Biblioteca do ensino secundário, os representantes das juventudes partidárias da JSD, JP e JS.

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O Internato

A Importância das Jotas no Exercício da Cidadania

No passado dia 27 de março, tivemos o privilégio de receber no Colégio Internato dos Carvalhos, na Biblioteca do ensino secundário, os representantes das juventudes partidárias da JSD, JP e JS. Apesar do convite, também, ter sido endereçado à juventude partidária do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista, os mesmos não se fizeram representar.

A palestra foi organizada pelo aluno Miguel Leite, no âmbito da sua Formação em Contexto de Trabalho (FCT), do curso de Assessoria Jurídica e Documentação. Este projeto teve como objetivo sensibilizar os alunos da nossa escola para a importância das boas práticas de cidadania em prol da sustentabilidade da democracia.

A conferência teve como público-alvo as turmas do 11.º LR, 11.º AJ, 12.º LR e 12.º AJ.

Os ilustres convidados João Carvalho Silva, André Levi e Eduardo Barroco de Melo debruçaram-se sobre diversas questões, que permitiram elucidar a audiência sobre a importância do papel das diferentes juventudes partidárias na sociedade.

«Constituição da República Portuguesa
Artigo 49.º

(Direito de sufrágio)
1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.
2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.»

De acordo com a Lei Fundamental Portuguesa, os jovens maiores de dezoito anos são chamados a exercer um importante direito/dever: o direito ao voto. É uma responsabilidade social que todos devemos cumprir com empenho para que, efetivamente, se concretize o conceito de soberania popular.

O encontro não teve como objetivo a discussão de programas partidários, mas antes a oportunidade de cimentar, nos jovens pré-votantes, a importância de desenvolver o pensamento crítico, o compromisso e a participação social, o espírito de grupo e algumas das competências pessoais e transversais que o Colégio dos Carvalhos definiu como pilares de excelência para o perfil do aluno CIC.


Cristiana Amorim e Miguel Leite, do 12.º AJ


 

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