Competição Nacional da “Junior Achievement” Portugal

Prof.ª Edite Pereira e Prof. Filipe Camarinha
06/06/2017

Ao longo deste ano letivo, os alunos do 11.º ano do curso de Informática de Gestão participaram no programa “A Empresa” da “Junior Achievement” Portugal.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Competição Nacional da “Junior Achievement” Portugal

Ao longo deste ano letivo, os alunos do 11.º ano do curso de Informática de Gestão participaram no programa “A Empresa” da “Junior Achievement” Portugal.

A sua participação foi fantástica, pois, das cinco equipas que começaram o programa, quatro delas estiveram presentes na feira (i)limitada do Porto e uma – D’Flip - passou à fase final, à Competição Nacional. Nesta fase do concurso, todas as empresas fazem um “pitch” de quatro minutos perante uma plateia de 200 pessoas e um júri, donde se destacam o CEO do Banco CTT, o CEO do Banco Citibank e o CEO da Douro Azul. Da parte da tarde, o júri entrevista, em inglês, todas as equipas.
A D’Flip foi a miniempresa do Colégio que chegou mais longe nesta competição. O grupo é constituído pelas alunas Beatriz Melo, Jéssica Almeida e Teresa Rodrigues. O seu esforço e dedicação foram enormes, pois, não deixando de cumprir com as suas responsabilidades no Colégio, empenharam- se de uma forma inexcedível.

Os vencedores da competição, e que agora vão representar Portugal em Bruxelas, são da Escola Secundária Martins Sarmento, de Guimarães.

Resta-nos agradecer à Direção do Colégio e aos Professores da turma que ajudaram e colaboraram com os nossos alunos.

Eis alguns dos testemunhos das alunas que representaram o Colégio na competição nacional:

«O Programa “A Empresa” é, sem dúvida, a melhor proposta para desenvolver ao longo de um ano letivo. É um investimento paralelo aos estudos e que mais gosto me deu a realizar, mas exigiu muita dedicação e esforço. Foram bastantes as horas investidas neste trabalho, horas que valeram a pena porque cheguei longe na competição. Apesar de não ter saído vencedora nacional, saí vitoriosa interiormente, crescida e com muitos mais conhecimentos. As lágrimas, ao final do dia, não foram de tristeza, mas, sim, de orgulho, de satisfação e um pouco de revolta, porque ver o meu trabalho a não ser reconhecido deixou-me muito frustrada. No entanto, numa visão geral, foi um projeto ao qual agradeço por todas as razões e aos professores que me acompanharam ao longo deste período.»
Beatriz Melo

«‘A Empresa’ é, sem dúvida, o programa onde todos sentimos que temos valor. Jovens a fazer coisas de adultos e, na minha opinião, isso é algo bastante enriquecedor. Falando por toda a equipa, todas sentimos que crescemos tanto a nível pessoal como profissional, pelo que agradecemos bastante a todos os que tornaram isso possível, desde o Professor Camarinha, a Professora Edite, Pedro Sá (coordenadora da JAP) e restantes elementos da JAP.
Obrigada por esta excelente oportunidade.»

Teresa Rodrigues

«É um projeto que me fez envolver no mundo dos negócios e ao qual fico agradecida, não só pela oportunidade de desenvolver uma ideia "como gente grande", mas também por sentir um crescimento pessoal ao longo do ano letivo no qual foi indispensável o acompanhamento dos professores e apoio da turma.»
Jéssica Almeida


Prof.ª Edite Pereira e Prof. Filipe Camarinha


 

GALERIA DE IMAGENS