Os museus e o conhecimento

Bruna Coutinho, do 11.º AJ
03/04/2017

Os museus são espaços importantes do acesso ao conhecimento. Nos museus, é permitido apre(e)nder mais sobre o Homem, a arte e a evolução da sociedade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Os museus e o conhecimento

Os museus são espaços importantes do acesso ao conhecimento. Nos museus, é permitido apre(e)nder mais sobre o Homem, a arte e a evolução da sociedade. São espaços que apresentam obras que documentam a evolução da Humanidade: são unidades documentais.

Neste sentido, no âmbito do trabalho prático da disciplina de Informação Documental, os alunos do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação realizaram pesquisas de campo para os trabalhos práticos da disciplina, sob orientação do professor Sérgio Pereira.

Estas visitas de estudo, com o objetivo de conhecer uma unidade documental em concreto, foram feitas no sentido de investigar sobre o espólio documental de unidades museológicas distintas.

Assim, os museus visitados foram: o Museu da Farmácia do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Museu do Carro Elétrico, a Casa- Museu Teixeira Lopes, o Museu Romântico do Porto e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Quanto ao Museu da Farmácia do Porto, apresenta um espólio representativo da história da farmácia e dos fármacos em Portugal e no mundo.

Relativamente ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves, é conhecido como sendo um dos museus de arte contemporânea mais relevantes do nosso país e da Europa. Respeitante ao Museu do Carro Elétrico, retrata a evolução do transporte coletivo na cidade do Porto. Por sua vez, a Casa-Museu Teixeira Lopes é um espaço detentor de valiosas obras de arte, particularmente do género escultura, localizada em Vila Nova de Gaia. No que concerne ao Museu Romântico do Porto, é um espaço que nos transporta no tempo através da reconstituição de uma habitação burguesa do século XIX. Finalmente, o Museu Nacional Soares dos Reis é um dos mais relevantes a visitar na cidade do Porto com algumas das obras mais marcantes da pintura portuguesa.

Em suma, foram visitas muito produtivas, em termos de acesso ao conhecimento e de desenvolvimento de cultura em geral, para os alunos da turma.


Bruna Coutinho, do 11.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS