Colóquio sobre “O desenvolvimento da Condição Física no Futebol”

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
04/05/2017

No passado dia 28 de abril, o Grupo de Educação Física e Desporto do CIC organizou um Colóquio sobre “O desenvolvimento da Condição Física no Futebol” para todos os alunos do Curso Cientifico-Tecnológico de Animação Sócio-Desportiva do CIC.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Colóquio sobre “O desenvolvimento da Condição Física no Futebol”

No passado dia 28 de abril, o Grupo de Educação Física e Desporto do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) organizou um Colóquio sobre “O desenvolvimento da Condição Física no Futebol” para todos os alunos do Curso Cientifico-Tecnológico de Animação Sócio-Desportiva do CIC.

O palestrante convidado foi o Professor Doutor José Guilherme Oliveira, investigador, treinador e Coordenador do Gabinete de Futebol da FADEUP. A qualidade e poder de comunicação do palestrante reteve a atenção durante mais de duas horas, dos cerca de 100 alunos presentes. Sempre em interação com os alunos, foi respondendo, de forma simples e apreensível, às questões colocadas por estes.

Defendeu que a competência de um treinador, na atualidade, é multidisciplinar e eclética. Deve ser um líder. Enfatizou que não é suficiente ser muito competente em termos de conhecimento de jogo e de metodologia de treino específica. Tem de ser um ótimo gestor de recursos humanos, porque tem de interagir e maximizar, não só o rendimento dos jogadores, mas também dos diferentes elementos da equipa técnica, dos diferentes departamentos que tem ao seu dispor, como o médico, o psicológico, o fisiológico, o de observação, o de “scouting”, o de análise do rendimento, o de formação, o de informação, o diretivo, entre outros. Também explicou que a condição física dos jogadores deve ser desenvolvida de forma integrada com as componentes técnica, tática e psicológica. Todas são importantes, coexistem em simultâneo e existem para dar resposta ao objetivo e modelo de jogo que se pretende. Todos os gestos, movimentações e decisões dos jogadores dentro do campo têm uma intencionalidade tática. Assim, tudo o que se faz no jogo é tático.

Advogou ainda que, quando um jogador que se encontra no lado oposto ao da bola se movimenta para abrir espaço, podemos considerar esse movimento como tático. Quando um jogador opta por fazer um passe em detrimento de um remate, podemos considerar esse passe como tático. Quando um jogador se desmarca rapidamente para poder receber a bola isolado, podemos considerar essa desmarcação como tática. Ou seja, durante um jogo, não existe qualquer ação de um jogador que não tenha uma intencionalidade, que surja no abstrato. Tudo acontece em função do que emerge do jogo, como tal, tudo é tático.

Foi uma manhã formativa para todos os nossos alunos, dada por alguém que “pensa sobre o futebol” e que o dignifica através da sua prática pedagógica quer como professor quer como treinador.

Este colóquio teve a presença atenta do Administrador do Colégio e Presidente do Grupo Desportivo do Colégio, Sr. Pe. Joaquim Cavadas que, no final, agradeceu e enalteceu a presença do Professor/Treinador José Guilherme Oliveira.


Grupo Disciplinar de Educação Física


 

GALERIA DE IMAGENS