Visita de Estudo ao Aeroporto do Porto e às Caves Ramos Pinto

Inês Curralo, do 12.º PT
03/03/2017

A turma de 12.º ano, do Curso Científico-Tecnológico de Património e Turismo, realizou uma visita de estudo, no dia 21 de fevereiro, ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro e às Caves Ramos Pinto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


A turma de 12.º ano, do Curso Científico-Tecnológico de Património e Turismo, realizou uma visita de estudo, no dia 21 de fevereiro, ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro e às Caves Ramos Pinto.

A visita iniciou-se no aeroporto com a apresentação do espaço geral do edifício, com foco nas suas áreas públicas e respetiva organização. Foi ainda descrito o aeroporto segundo diversas perspetivas, nomeadamente a sua vertente ambiental e aspetos da sua moderna construção arquitetónica. Assim, os alunos ficaram a saber que este aeroporto tem recebido diversos prémios pela qualidade das suas instalações e do seu serviço – em 2015, foi distinguido pelo ACI – “Airports Council Internacional” como o terceiro melhor aeroporto europeu.

Numa fase posterior, a visita foi centrada nos aspetos ligados às normas, regras e segurança deste aeroporto e do serviço de transporte aéreo em geral: bagagem permitida, procedimentos de “check-in”, despacho dos diversos tipos de bagagem e transporte de animais. Este momento possibilitou aos alunos a passagem pelo controlo de acesso à área de embarque, respeitando todos os procedimentos de segurança estipulados a nível internacional. Por fim, foi feita uma simulação do procedimento de chegada: o desembarque de bagagem e a saída pela Alfândega.

A tarde deste dia foi preenchida com a visita às Caves Ramos Pinto, que começou com informação, dada pela guia turística, relativamente à data da fundação - em 1880 - por Adriano Ramos Pinto. Foi, igualmente, destacada a inovação e criatividade na qualidade e rotulagem dos seus vinhos.

Na área museológica, pudemos admirar o escritório de Adriano Ramos Pinto, conservado desde os anos 30, no qual se encontram um conjunto de belos objetos de arte, desde cartazes publicitários até aos brindes personalizados que eram oferecidos aos clientes. Nas caves, a guia turística apresentou os diferentes processos de engarrafamento e de produção do vinho, os tipos de vinhos produzidos na Casa Ramos Pinto, bem como as quintas de que esta é proprietária.
Com esta visita, os alunos puderam refletir sobre uma eventual carreira profissional em cargos como os de técnico(a) de aeroporto ou hospedeiro(a) de bordo, bem como de guia turístico.

Este dia culminou com um aprazível passeio pela magnífica Ribeira, que constitui um dos “ex-libris” da nossa cidade.


Inês Curralo, do 12.º PT


 

GALERIA DE IMAGENS