Visita de estudo à Casa da Cerveja

Prof.ª Isabel Cristina
15/02/2016

Os alunos do 12.º ano do curso de Biotecnologia, no âmbito da disciplina de Microbiologia Aplicada, visitaram, no passado dia 4, a Casa da Cerveja, o novo centro de visitas da Unicer, onde viveram uma experiência única no país...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Os alunos do 12.º ano do curso de Biotecnologia, no âmbito da disciplina de Microbiologia Aplicada, visitaram, no passado dia 4, a Casa da Cerveja, o novo centro de visitas da Unicer, onde viveram uma experiência única no país e ficaram a conhecer melhor este universo e a evolução da principal marca de cerveja em Portugal, a Super Bock, que nasceu em 1927.

Acompanhados pela guia Marta Fraga, o percurso teve início junto ao Mosteiro de Leça do Balio, permitindo uma imagem global do complexo industrial da cervejeira, com destino ao interior da fábrica.

Logo à entrada da Casa da Cerveja, os alunos e os seus professores, Artur Torres, Ana Cadete e Isabel Cristina, contactaram com as principais matérias-primas que dão origem a esta bebida, como o malte, a cevada, o lúpulo e a água. A partir deste átrio, chegaram à oficina de cerveja artesanal, destinada à produção de cervejas especiais. Já no andar superior, acederam a vários conteúdos multimédia e a uma exposição de dezenas de objetos, como medalhas e garrafas exclusivas, e de documentos e fotografias originais, desvendando alguns dos momentos mais marcantes desta cerveja nacional. Foi ainda possível visitar a zona fabril com as linhas de enchimento em pleno funcionamento, à qual se seguiu a experiência mais interativa, focada no universo publicitário e nos patrocínios da Super Bock.

O “lounge” foi o destino final deste percurso, onde foi servido um pequeno lanche acompanhado pelos refrigerantes da marca, uma vez que a maioria dos alunos, sendo menores, não estão legalmente autorizados a provar bebidas alcoólicas. Neste local, os alunos tiveram uma prestação brilhante no “Quiz” proposto pela marca e receberam a visita especial de uma das investigadoras, com quem puderam dialogar sobre a microbiologia da produção da cerveja.

A visita foi muito agradável e proveitosa, além de que o entusiamo foi tal, que os 90 minutos, previstos para a sua duração, transformaram-se em duas horas e meia. Aliás, os alunos do Colégio foram muito elogiados não só pela sua postura como pela sua cultura académica.


Prof.ª Isabel Cristina


 

GALERIA DE IMAGENS