Aluna do CIC representa Portugal no «Girlz in Tech Europe»

CIC
08/06/2016

A convite da Junior Achievement Portugal (JAP), a aluna Chelsea Oliveira em conjunto com cinco alunas portuguesas do Porto e Lisboa foram representar Portugal no evento da Microsoft “Girlz in Tech Europe” “Make What’s Next”, na cidade de Veneza

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Aluna do CIC representa Portugal no «Girlz in Tech Europe»


A convite da Junior Achievement Portugal (JAP), a aluna Chelsea Oliveira em conjunto com cinco alunas portuguesas do Porto e Lisboa foram representar Portugal no evento da Microsoft “Girlz in Tech Europe” “Make What’s Next”, na cidade de Veneza, em Itália, nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Este convite deixa-nos muito orgulhosos, pois, dos milhares de alunos que todos os anos participam nos programas da JAP, a Chelsea foi um das alunas escolhidas para representar Portugal.

Do evento, há a destacar a experiência enriquecedora tanto a nível profissional como a nível pessoal visto que foi possível comunicar com alunas de diferentes países assim como com personalidades de grande relevância na atualidade, tais como representantes das Nações Unidas, gestores, cientistas, engenheiros e administradores da Microsoft.

Ficam os testemunhos das alunas que representaram Portugal:

“Esta experiência foi única, pois tive a oportunidade de representar Portugal num evento proporcionado por uma das maiores empresas internacionais de todo o mundo e de comunicar com pessoas de sete países diferentes, assim como com pessoas bastante experientes e inspiradoras.

O objetivo deste evento era encorajar e inspirar raparigas de vários lugares do mundo a seguir uma carreira relacionada com as tecnologias, quebrando vários estereótipos de que, neste campo, apenas se enquadram homens.
Penso que conseguiram atingir esse objetivo devido aos discursos inspiradores dos representantes e às sessões interativas que nos proporcionaram.

Tive a oportunidade de adquirir ainda mais conhecimentos acerca deste ramo e aprendi também que todos nós temos a capacidade de criar um mundo mais próspero através do uso da tecnologia para inventar, inovar e criar.

Todo o evento foi excecional, desde os discursos até aos “workshops”. Mas gostei especialmente do discurso da cofundadora da Codher: Plamena Dimitrova. Para mim, o seu discurso foi o que mais me encorajou a lutar pelos meus objetivos e a continuar a alargar os meus conhecimentos acerca desta área.

Senti-me bastante inspirada e determinada a descobrir novos caminhos e a seguir o que realmente me dá satisfação!”

Chelsea Oliveira, do Colégio Internato dos Carvalhos



“No decorrer do programa da JA Portugal, estive presente, durante três dias, em Veneza, num evento criado pela Microsoft – “Girlz in Tech”. O acontecimento promoveu raparigas a utilizarem as novas tecnologias, existindo palestras e oradores com o objetivo de motivarem as meninas. Nele, tive a possibilidade de conhecer pessoas que são uma inspiração e uma motivação futura. Indiretamente, o evento promoveu um convívio com novas culturas, o que é fascinante. Foram dias únicos com diversas aprendizagens. Mas sem dúvida que o que mais me cativou foi ouvir as experiências e caminhadas dos oradores.”

Joana Ferraz, da Escola Profissional Forave


“Durante os dias 26 e 27 de maio, tive a oportunidade de vivenciar uma experiência incrível e bastante positiva, através da participação num dos eventos da ação “Girlz in Tech” promovido pela Microsoft. Diferentes ideias, culturas, identidades e o contacto com mulheres que são a experiência viva de que é possível ter sucesso em áreas que à partida não seriam as suas carreiras, nomeadamente no ramo das tecnologias, permitiu-me acreditar num amanhã em que, independentemente da categorização ou opinião dos outros, qualquer mulher pode tornar-se aquilo que ambiciona e ser bem-sucedida, em que será global a liberdade de escolha sem censura, que a vontade de inovar e empreender, de criar e enfrentar novos desafios são os ingredientes necessários para a felicidade e que esta é a nossa oportunidade e o momento de revolucionar o futuro e da mulher se envolver nas tecnologias e marcar a diferença.”

Diana Costa, da Escola Profissional Forave


“Este evento que aconteceu em Veneza será, por muito tempo, inesquecível para mim. Foram dias de muito trabalho mental e físico. Afinal, não é qualquer um que consegue manter o ritmo nestes dias de aprendizagem intensa numa cidade que nos surpreende e nos tira o fôlego a cada esquina. E todas nós conseguimos! Começámos a ser, desde já, umas guerreiras. Estivemos em contacto com homens e mulheres que estão, de facto, a fazer a diferença no mundo, que rumam em direção a uma transformação positiva em prol da humanidade. A meu ver, poucas coisas são mais inspiradoras do que ver estas transformações a acontecerem em direto. Faz-nos sentir que também somos capazes de transformar! De volta a Lisboa, tenho muito que refletir sobre estes dias passados em Veneza que foram poucos dias, mas deu para sentir tudo à flor da pele: o convite, a experiência, os oradores, as outras participantes que me acompanharam nesta viagem…”

Maria Rosa, da Escola Profissional Magestil


“Girlz in Tech by Microsoft was the best experience I ever had. It was only by two days but I felt in my heart that it was for weeks. I loved it so much because I never thought that meeting people from other countries would be so fun and amazing, not only because every single girl from the different delegations were kind and cool but because the way we talked about our different cultures made me realize that the world is truly beautiful when shared. Besides the kindness from the girls, I felt that the speakers were with us too. They encouraged us in a way that was magical. In the end of every single speech I always felt like I was more than one just girl and that I could make a difference. One thing that I will safe in my heart from the speakers would be definitely the words and the "slogans" because I think that's important for us to remind every single day to "Never Give Up" and to "Raise Our Voices". Another thing that I enjoyed was listening to the different STEM role models who did so many things which made me realized that the major part of those things they did are unknown only because they are women. I also learned that technology is fun and that we girls can do much more besides listen to what men say. As a all, I think that Microsoft gave me the chance to realize that I can make the difference in the world and that girls know about technology and that WE girls CAN RUN the technology world.”

Mafalda Rebelo, da Escola Secundária Rodrigues de Freitas

 


 

GALERIA DE IMAGENS