Visita de estudo a Coimbra

Ana Cláudia 12º QABT
15/12/2015

No pretérito dia um, terça-feira, foi concedida a oportunidade das turmas dos cursos de Biotecnologia, da via tecnológica, e de Química, da via tecnológica e científica, de ir a Coimbra, visitar a fábrica Cimpor e o Museu da Ciência.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No pretérito dia um, terça-feira, foi concedida a oportunidade das turmas dos cursos de Biotecnologia, da via tecnológica, e de Química, da via tecnológica e científica, de ir a Coimbra, visitar a fábrica Cimpor e o Museu da Ciência.

A viagem decorreu de forma animada e nem o frio intenso que se fazia sentir conseguiu inibir o entusiasmo geral, próprio de uma visita de estudo que se esperava profícua.

A manhã foi bastante enriquecedora através de uma visita guiada pela Cimpor, onde se pôde presenciar os vários processos de fabricação de cimento, desde a extração da rocha até ao empacotamento dos diferentes tipos de cimento. Foi, também, possível conhecer o interior das instalações, nomeadamente a sala de controlo e alguns dos laboratórios.

Após um almoço-convívio no bonito parque Dr. Manuel Braga com uma inspiradora vista para o rio Mondego, dirigimo-nos para o famoso Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Aqui, foi possível conhecer o Gabinete de Física, que remonta ao século XVIII, reconhecido internacionalmente, onde, com a esclarecedora informação veiculada pelo guia, nos foram apresentadas algumas das peças e instrumentos mais importantes do estudo da física dessa época.

A exposição temporária “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas” foi o passo seguinte, pelo que nos foram dados a observar os espécimes, desenhos e memórias de naturalistas que serviram de estudo a diversos cientistas em Portugal.

Finalmente, o último espaço visualizado foi a exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria”, onde, através dos objetos e instrumentos científicos das coleções da Universidade de Coimbra, explorámos o tema em questão. Estes fenómenos foram analisados de forma interativa, dada a possibilidade de contacto direto com os diversos instrumentos.

A visita foi considerada, unanimemente, enriquecedora e o tempo dispensado foi dado como bem empregue por parte dos alunos e professores, excelente para aprofundar o conhecimento tanto da parte química como da parte biológica do nosso planeta.


Ana Claudia do 12ºQABT


 

GALERIA DE IMAGENS