FALAR SAÚDE Nº 94
Escaldão: o que fazer até consultar um médico?

Prof.ª Isabel Cristina
29/07/2016

É tempo de férias, é tempo de praia. E nas idas à praia há que ter alguns cuidados, nomeadamente com o sol. Por esta altura, nos últimos anos, tenho vindo a alertar para alguns desses cuidados, mas apercebi-me de que nunca vos tinha falado deste tema.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
29 de julho de 2016

 

 

 

 

 


Aquele que se empenha a resolver as dificuldades
resolve-as antes que elas surjam.
Sun Tzu


Falar Saúde Nº 94
Escaldão: o que fazer até consultar um médico?


É tempo de férias, é tempo de praia. E nas idas à praia há que ter alguns cuidados, nomeadamente com o sol. Por esta altura, nos últimos anos, tenho vindo a alertar para alguns desses cuidados, mas apercebi-me de que nunca vos tinha falado deste tema.

Foi numa das muitas pesquisas, que realizo para manter esta rubrica viva, que me “caiu no colo” este artigo muito interessante, do sítio www.bancodasaude.com, e que reproduzo aqui integralmente. Espero que vos seja útil!

“Vermelhidão, inchaço e dor são alguns dos sintomas comuns a quem usou e abusou do sol. Se está “escaldado”, a água fria é o melhor aliado até consultar um médico.

O escaldão ou eritema solar é uma queimadura provocada pela exposição ao sol e pelos raios ultravioleta (UV). A sua gravidade é variável, podendo classificar-se de primeiro grau (mais ligeira), de segundo grau (com formação de bolhas e dor intensa) e de terceiro grau (mais grave, com destruição de tecidos).

Seja qual for o caso, as agressões solares têm um efeito cumulativo, que fica como que "gravado" na "memória" da pele, potenciando o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o cancro cutâneo depois de vários anos ou mesmo décadas.

O que fazer até consultar o médico?

A maior parte das queimaduras solares cura de forma espontânea, mas alguns dos medicamentos utilizados são de prescrição médica, como é o caso dos corticoides e dos antibióticos. Procure a ajuda de um especialista depois de adotar algumas medidas que irão aliviar o mal-estar e evitar males maiores.

1. Saia do sol, mal sinta os típicos sintomas de um escaldão.

2. Retire a roupa que estiver por cima do escaldão, desde que não tenha aderido, assim como objetos que possam acumular calor, como cintos ou acessórios em metal ou couro.

3. Arrefeça imediatamente a zona queimada com água fria da torneira durante alguns minutos.

4. Aplique compressas humedecidas em água fria para controlar a dor e o edema.

5. Hidrate a pele afetada com um creme ou loção apropriados. Evite produtos com perfume, que podem provocar irritações.

6. Vista roupa larga, leve e fresca, num material confortável e que não "arranhe".

7. Proteja a pele escaldada com uma gaze estéril ou com um pano frio, húmido e limpo.

8. Tome um analgésico ou anti-inflamatório para controlar a dor e combater a inflamação.

9. Beba muita água para repor a hidratação do organismo. Algumas publicações referem benefícios com a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno (pró-vitamina A), como hortícolas e frutas com cores vivas (papaia, manga, romã, entre outras), devido às suas propriedades antioxidantes.

10. Observe sinais de uma possível infeção e esteja atento a outros sintomas.

O que não deve fazer:

• Não coloque água gelada ou gelo, que pode queimar ainda mais a pele.

• Não esfregue a pele ao limpar ou secar.

• Não coloque manteiga, óleo, clara de ovo ou pasta de dentes na lesão. Estas velhas mezinhas são totalmente contraindicadas.

• Não coloque algodão ou outros materiais que podem aderir à pele queimada.

• Não use roupa apertada ou que friccione a zona afetada.

• Se tiver bolhas (o que indicia uma queimadura de segundo grau) não as rebente, pois elas funcionam como uma proteção contra possíveis infeções.

Se a queimadura solar for extensa ou se apresentar outros sintomas, como tonturas, náuseas ou febre, deve procurar imediatamente o médico.

Sabia que...

…cerca de 60% da população admite já ter apanhado um escaldão? Já em 2013, cerca de 13% pessoas tiveram queimaduras solares ao participar em maratonas.


Atenção!
Para evitar escaldões, é importante usar sempre protetor solar e respeitar as horas de exposição ao sol, evitando as horas de maior calor.”


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS