FALAR SAÚDE Nº 89: Pediculose

Prof.ª Isabel Cristina
04/04/2016

À primeira vista, poderíamos pensar que “pediculose” se refere a alguma doença ou malformação dos pés, mas não. A pediculose é a infestação da pele, cabelos e pelos do corpo causada por… piolhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
04 de abril de 2016

 

 

 

 

 


Se alguém gosta de coçar-se, não nos agradecerá se curarmos a sua comichão.
M.West


Falar Saúde Nº 89
Pediculose


À primeira vista, poderíamos pensar que “pediculose” se refere a alguma doença ou malformação dos pés, mas não. A pediculose é a infestação da pele, cabelos e pelos do corpo causada por… piolhos.

São três as espécies de piolhos que parasitam humanos: “Pediculosis humanus capitis” (couro cabeludo), “Pediculus humanus corporis” (corpo) e “Phthirus pubis” (região púbica e, ocasionalmente, as sobrancelhas e as pestanas). O “Pediculus humanus capitis” é responsável pelo tipo de pediculose mais frequente.

Os piolhos da cabeça são insetos que se caracterizam pelas suas reduzidas dimensões, entre 1 a 4 mm de comprimento, e pela sua necessidade de parasitarem a pele humana para sobreviverem: picam a pele e alimentam-se do sangue que chupam, depositando os seus ovos nas raízes dos cabelos. Quando estes insetos picam a pele, introduzem, juntamente com a sua saliva, uma substância irritante que origina um intenso prurido (comichão) e, caso estejam infetados por outros microrganismos, podem transmitir determinadas doenças infeciosas, como, por exemplo, o tifo. Vive em média 30 dias, a fêmea põe cerca de 10 ovos por dia, as lêndeas, que eclodem entre o 6.º e o 10.º dia, e o piolho jovem torna-se adulto em 9 a 12 dias, adquirindo a capacidade de se reproduzir.

Os piolhos não voam nem saltam, pelo que tem de existir contacto direto para que ocorra contágio. No entanto, movem-se muito rapidamente entre o cabelo e fogem com facilidade quando se aponta alguma luz ou quando nos penteamos, sobretudo com o cabelo seco. Por conseguinte, a melhor maneira de descobrir os piolhos é pentear exaustivamente o cabelo molhado com um pente especial (com pouca distância entre os dentes), uma boa luz e um fundo branco (uma toalha sobre os ombros ou sobre o lavatório). O piolho adulto fêmea tem o tamanho de um grão de sésamo e é de cor negra ou castanha avermelhada. Os ovos localizam-se sobretudo atrás das orelhas ou na zona posterior da cabeça, na nuca. Os “vivos” (com embrião) têm uma cor cinzenta gelatinosa e encontram-se próximos do couro cabeludo. Os “vazios” (lêndeas) são de cor branca e ficam mais afastados da raiz do cabelo. O cabelo cresce cerca de 0,4 mm/dia e o ovo demora aproximadamente 8-10 dias a esvaziar (deixar sair o piolho jovem) e situa-se perto da raiz. Portanto, qualquer ovo situado a mais de 1 cm do couro cabeludo está, quase de certeza, vazio.

A pediculose é, infelizmente, um fenómeno que tem vindo a aumentar, em particular nas escolas e quando a temperatura aumenta. Alguns especialistas apontam como causa os mitos associados a esta situação, nomeadamente que a presença de piolhos é sinónimo de falta de higiene, o que não é verdade. Os piolhos da cabeça gostam de cabeças e pronto! E não querem saber se estão limpas ou sujas (embora, curiosamente, existam estudos que apontam para uma maior suscetibilidade das “cabeças limpas”). É por vergonha que muitos pais não avisam as escolas da descoberta de piolhos nas cabeças dos filhos e cada dia que passa, sem combater o contágio, é mais um passo em frente rumo ao descontrolo da infestação. A infestação por piolhos é a doença mais frequente na infância a seguir à constipação, sendo inclusive mais frequente do que as restantes infeções da infância juntas. Os alvos preferenciais são sobretudo as raparigas entre os 5 e os 11 anos de idade, devido ao contacto interpessoal mais próximo na comunidade escolar.

Apesar do piolho não ser um reconhecido vetor de doença, a sua infestação origina um grande desconforto físico e pode predispor, pelo prurido e consequente escoriação, a sobreinfeção bacteriana das áreas envolvidas. Adicionalmente condiciona desconforto psicológico, dada a conotação negativa inerente ao problema e social, resultante do potencial absentismo escolar e laboral.


Prevenção

  • Aconselhar as crianças a não partilhar objetos tais como pentes, escovas, ganchos, chapéus e peluches, pois os piolhos podem viver por mais de dois dias nesses objetos;

  • Utilizar touca de banho nas piscinas, pois os piolhos são resistentes à água;

  • Não esperar pela comichão! Esta pode aparecer até duas semanas após o contágio. Por isso, torna-se importante inspecionar a cabeça das crianças com alguma regularidade e estar atento sobretudo às zonas mais húmidas e quentes, tais como a nuca e atrás das orelhas.


Tratamento

  1. Aplicar um produto antiparasitário apropriado. As formulações que permitem a aplicação sobre o cabelo seco proporcionam uma maior concentração do tratamento nas zonas infetadas e evitam que a criança fique no banho durante o período do tratamento;

  2. É também aconselhável aplicar o antiparasitário nos restantes membros da família;

  3. Lavar a 60 °C escovas, pentes e todas as peças de roupa que estejam em contacto direto com a cabeça, tais como bonés, toalhas de banho, etc. Se o material não suportar esta temperatura, deve ser fechado num saco de plástico hermético durante 2 semanas (tempo que um ciclo completo dos possíveis piolhos ou dos respetivos ovos demora a completar até morrerem);

  4. Aspirar a casa e o carro, deitando fora o saco do aspirador;

  5. Avisar a escola para alertar outros pais.


Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS