CPAS e CPAS Júnior 2016

MA - DICIC
20/04/2016

Integrada na Semana Cultural/ExpoCIC, realizou-se mais uma edição do CPAS/Júnior 2016. O Grupo Disciplinar de Informática optou por integrar num só concurso as duas categorias de programadores: os mais experientes (CPAS) e os iniciantes (CPAS Júnior).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Integrada na Semana Cultural/ExpoCIC, realizou-se mais uma edição do CPAS/Júnior 2016. O Grupo Disciplinar de Informática optou por integrar num só concurso as duas categorias de programadores: os mais experientes (CPAS), alunos do Curso de Informática, do 11.º e 12.º anos, e os iniciantes (CPAS Júnior), alunos da Área de Ciências e Tecnologias, do 10.º ano.

Este é um concurso de programação de computadores, realizado à semelhança do que se faz nas principais Universidades do país com oferta de cursos de informática, culminando anualmente na principal competição deste nível realizada em Portugal: as ONI (Olimpíadas Nacionais de Informática) que apuram os representantes portugueses para as competições internacionais.

Para realizar concursos deste tipo, utilizam-se plataformas de correção automática dos problemas, sendo a mais usada em Portugal o Mooshak ( https://mooshak.dcc.fc.up.pt ), desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

No Colégio Internato dos Carvalhos, desenvolvemos a nossa própria plataforma batizada com o nome de CODEin ( http://winhost.cic.pt/ip ). Este sistema permite, para além da organização deste tipo de concursos, o apoio ao ensino de programação e possui uma extensa biblioteca de exercícios, permitindo a sua resolução e correção automática nas principais linguagens de programação.

Uma vez mais, apesar de ser uma semana repleta de atividades e de grande azáfama para os alunos, registámos um grande número de inscrições, quer no CPAS, quer no CPAS Júnior.

A competição deste ano caraterizou-se pela grande competitividade em ambos os escalões, com sucessivas trocas nos três primeiros lugares e pelo facto de grande parte das equipas terem submetido pelo menos 4 exercícios com sucesso.

Os resultados foram os seguintes:

CPAS

1. DevíamosEstarNaExpocic (Manuel Correia e João Marcelo – 12.º IF);
2. 我们是龙的传人 (Daniel Dong e Nuno Lopes – 12º IF);
3. Quem é o maior?_11IF (Ricardo Pereira e José Costa – 11.º IF).


CPAS Júnior

1. zeDini T1 (Tiago Silva e João Martins - 10.º T1);
2. IZI PIZI_T1 (João Ferreira e Tiago Santos – 10.º T1);
3. SenpaiPlox_T3 (João Costa e João Magalhães – 10.º T3).

Destaque-se ainda a visita, não programada, do nosso ex-aluno e vencedor de vários concursos de programação, Nuno Lourenço, que muito nos honrou.

A cerimónia de entrega de prémios foi presidida pelo Diretor Pedagógico do CIC, Dr. José Pedrosa, a quem coube entregar os prémios (cheques Fnac) aos vários vencedores, exceto à equipa vencedora do CPAS, cujo prémio foi entregue pelo Nuno Lourenço.

Parabéns a todos os participantes e em particular aos vencedores a quem caberá a responsabilidade de representar o CIC nos concursos que se avizinham.


MA - DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS