Visita de Estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto

11.º AJ
04/03/2016

No âmbito da disciplina de Informação Documental, do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, foi feita uma visita de estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de Estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto


No âmbito da disciplina de Informação Documental, do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, foi feita uma visita de estudo à Biblioteca Pública Municipal do Porto. Esta visita decorreu no dia 26 de fevereiro e foi orientada para os alunos do 11.º ano, de forma a melhor percecionarem a importância das unidades documentais, neste caso as bibliotecas, no tratamento e acesso à informação.

O imponente edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto faz-nos recuar ao entendimento do seu passado enquanto convento – é possível, por exemplo, admirar o belo claustro interior, bem como a decoração em painel de azulejo em diversas zonas do edifício. Assim, esta biblioteca é uma unidade patrimonial, ligada à história e à cultura da cidade, tendo sido fundada em 1833. Recebe, por depósito legal e desde a sua criação, todas as publicações editadas no país, o que a torna numa instituição primordial no acesso ao conhecimento.

A visita de estudo centrou-se nos vários espaços nos quais esta unidade documental está estruturada, desde as diferentes salas de leitura, a sala infanto- juvenil, a sala do catálogo e referência e a sala de manuscritos e reservados. De destacar também, o serviço de leitura e gravação de obras escritas em formato áudio, orientado para usuários invisuais. Trata-se de um serviço gratuito para os utilizadores e feito por voluntários previamente selecionados. Este foi um trabalho que cativou bastante a atenção dos alunos, sendo uma das poucas bibliotecas nacionais a prestar este tipo de serviço.


11.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS