Visita de Estudo à Feira Internacional de Arte Contemporânea – ARCO em Madrid

Maria Castro e Dr.ª Ana Gonçalves
08/03/2016

Nos passados dias 25 a 28 de fevereiro, os alunos do 12.º Ano do curso de Artes e Indústrias Gráficas realizaram uma visita de estudo a Madrid, com paragens noutros pontos de interesse.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de Estudo à Feira Internacional de Arte Contemporânea – ARCO em Madrid
12.º Ano do Curso de Artes e Indústrias Gráficas


No âmbito das disciplinas do curso (Desenho A, Práticas Oficinais, História das Artes, Introdução às Indústrias Gráficas, Introdução às Teorias do Design, entre outras), o Curso de Artes e Indústrias Gráficas, à semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos 17 anos, organizou uma visita de estudo para os alunos do 12.º ano a Madrid nos dias 25 a 28 de fevereiro.

Esta visita teve como ponto alto a ida à Feira de Internacional de Arte Contemporânea - ARCO mas também foram visitados inúmeros locais do ponto de vista artístico e cultural, nomeadamente a cidade de Ávila, Salamanca e Museu de Arte Nova e Arte Déco, Museus Rainha Sofia e Museu Thyssem – Bornemisza, La Casa Encendida, Drawing Room, entre outras atividades e visitas.

Os alunos corresponderam de forma excelente a tudo o que foi proposto, mostrando uma responsabilidade e noção de compromisso fundamental para o seu crescimento académico e pessoal. Esta visita só foi possível para todos os alunos devido aos inúmeros esforços da generalidade da turma para angariar fundos de forma a diminuir os custos totais da viagem. Desde festas, a angariação de patrocínios, a venda de rifas e artigos feitos por eles foi, sem dúvida, um grande trabalho conjunto que culminou numa grande recompensa – uma viagem inesquecível, de certeza!

Um agradecimento a todos os que colaboraram de alguma forma, a todas as empresas que, nas suas pequenas ofertas, ajudaram a aumentar os valores angariados e um agradecimento especial a todos os pais que estiveram sempre ao lado dos professores e Colégio manifestando o seu apoio. Um agradecimento também aos professores acompanhantes, pela responsabilidade que é encetar estas visitas e torná-las um sucesso. Um especial agradecimento à Associação de Pais pela contribuição e apoio que têm dado a esta Visita nos últimos anos.

Só mesmos os alunos se poderão manifestar em relação à marca desta viagem, desta forma aqui fica um testemunho de uma aluna.

Nos passados dias 25 a 28 de fevereiro, os alunos do 12.º Ano do curso de Artes e Indústrias Gráficas realizaram uma visita de estudo a Madrid, com paragens noutros pontos de interesse.

A saída foi às 7h00, e a viagem foi animada uma vez que o entusiasmo era tanto, que sobrepunha a falta de horas de sono.

A paragem para o almoço foi em Ávila, uma cidade muralhada, fortemente marcada pela história, com influências romanas e mouriscas.

Seguindo viagem, a chegada a Madrid e instalação no hotel foi por volta das 18h00 e, após o jantar, foi realizada uma visita a uma exposição designada por “Drawing Room”, com trabalhos realizados ao vivo, e ao emblemático Hard Rock Café.

No segundo dia, o despertar foi cedo para possibilitar as visitas: primeiro, “La Casa Encendida”, um centro social e cultural com exposições vanguardistas e provocadoras. Depois, o monumental Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, um dos mais importantes museus espanhóis, com uma longa e merecedora visita aos seus modernos quadros mas também aos “clássicos” notáveis aos quais ninguém fica indiferente. De destacar, o brilhante “Guernica”, de Pablo Picasso, um reflexo cubista da Guerra Civil espanhola. Após o almoço, terminámos as nossas visitas com chave de ouro numa visita guiada interativa e divertida ao Museu Thyssen-Bornemisza, onde pudemos aliar quadros famosos a explicações práticas e apelativas.

O terceiro dia foi dedicado a um passeio matinal pelo Palácio Real e pelo Estádio Santiago Bernabeu, seguindo-se o principal propósito desta viagem: a visita à Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid – ARCO. Em imensos pavilhões repletos de obras de arte para todos os gostos, mais modernas ou clássicas, esculturas e pinturas, performances e instalações, com diversos materiais e objetivos variados, foi notória a influência da arte em todos os alunos que se manifestaram visivelmente satisfeitos e felizes por fazerem parte daquela icónica exposição. Saindo da ARCO cansados, porém sempre com um espírito conhecedor e interessado, foi realizada uma paragem na Gran Via, e posterior descanso no hotel, de onde saímos, mais tarde, para uma visita noturna à Plaza Mayor.

Por fim, já no 4.º e último dia, a partida foi direta ao El Escorial, onde nevava e o frio se fazia sentir, e bem! Após uma rápida visita exterior, seguimos viagem para Salamanca, uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca, destacando-se a enorme catedral. Conhecemos o principal ícone da cidade, a sua Plaza Mayor e, posteriormente, o Museu de Art Nova e Art Déco, com uma arquitetura brilhante e vitrais espantosos, bem como uma coleção minuciosa e interessante.

A chegada ao Colégio Internato dos Carvalhos rondou as 21h00. O cansaço imperava, mas o desejo de voltar também!

Foi uma experiência gratificante e predominou um sentimento feliz, mas nostálgico do terminar de um ciclo, marcado pelo apoio constante dos nossos professores e do nosso Colégio.


Maria Castro e
Coordenadora do Curso - Ana Teresa Gonçalves Pinto


 

GALERIA DE IMAGENS