Visita à RTP

Ana Faria, do 11.º LR
26/11/2014

No dia 5 de novembro de 2014, os alunos do 11.º ano da turma LR dirigiram- se, por volta das 10h30, aos estúdios da RTP situados no Monte da Virgem, no âmbito da disciplina de Relações Públicas e Marketing...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No dia 5 de novembro de 2014, os alunos do 11.º ano da turma LR dirigiram- se, por volta das 10h30, aos estúdios da RTP situados no Monte da Virgem, no âmbito da disciplina de Relações Públicas e Marketing, para uma visita guiada à grande “caixinha mágica” que é a televisão. A acompanhá-los esteve a professora da disciplina, Dra. Maria José Fontes.

Esta visita teve como objetivos dar a conhecer o funcionamento de um meio de comunicação social por excelência – a televisão, bem como observar o trabalho realizado pelos profissionais de relações públicas que prepararam e guiaram a visita.

A turma foi recebida por uma das relações públicas, Jacinta Pinho, e pelo técnico, Eng.º David Guimarães, que, simpaticamente, guiaram a visita.

Primeiramente, a turma encaminhou-se a um estúdio onde é gravado o programa Sociedade Civil, transmitido pela RTP2. Aí, foi incentivada a explorar o estúdio e a tirar fotografias, obtendo, também, uma explicação sobre a organização e a gravação de um programa. Seguidamente, dirigiu-se aos estúdios de controlo de som e imagem – Regie - onde foi possível perceber que são necessárias mais de dez pessoas para montar um programa, tendo cada uma funções diferentes. Na parte exterior das instalações, estava estacionada uma caravana utilizada como “estúdio portátil”, permitindo realizar e editar reportagens no local onde as mesmas são realizadas. Os alunos puderam, também, visitar um estúdio com um cenário totalmente verde – o cenário virtual. Este estava a ser utilizado pela RTP Informação que estava no ar com a jornalista conhecida do público – Estela Machado. Mais uma vez, este momento foi registado pelas fotografias, aproveitando 5 minutos de intervalo nas notícias.

Em direção à estação de rádio Antena 1, os alunos passaram ainda pelo enorme arquivo da RTP. Já no estúdio de rádio, a turma ficou bastante interessada na dinâmica do mesmo, uma vez que apresentava características diferentes dos estúdios anteriores.

Por fim, o grupo foi levado à sala de caracterização onde estava a ser maquilhada uma tradutora de linguagem gestual.

Em conclusão, a visita ultrapassou as expectativas da turma. Todos os seus objetivos foram cumpridos num local onde o profissionalismo é a palavra de ordem. O grupo adorou e aconselha a todos a visita. Sem dúvida uma experiência a repetir!

Ana Faria, do 11.º LR


 

GALERIA DE IMAGENS