Visita de estudo ao Tribunal da Relação do Porto...

Bruna Martins e Natacha Santos, do 12.º AJD
27/02/2015

No passado dia 10 de fevereiro do presente ano, os «jotinhas» partiram rumo à Cidade Invicta para admirar três instituições de carácter jurídico, documental e histórico.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de estudo ao Tribunal da Relação do Porto, à Ex-Cadeia da Relação e ao Arquivo Histórico-Casa do Infante D. Henrique


No passado dia 10 de fevereiro do presente ano, os ‘jotinhas’ partiram rumo à Cidade Invicta para admirar três instituições de carácter jurídico, documental e histórico.

O dia iniciou-se com uma visita ao Tribunal da Relação do Porto (TRP), localizado no Jardim da Cordoaria, que se destaca pela sua fachada imponente onde ilustra a estátua da Justiça. A visita a este Tribunal superior foi amavelmente orientada pelo Sr. Presidente e Juiz Dr. José António de Sousa Lameira, que nos mostrou algumas áreas mais emblemáticas desta instituição.

Este Tribunal destaca-se, então, pela sua beleza arquitetónica e artística em cada um dos pavimentos, construído pelos reclusos da Ex-Cadeia da Relação do Porto. Em cada área funcional, são visíveis as diferentes obras de arte, desde esculturas, frescos até às tapeçarias de ilustres artífices como Maria Irene Vilar, Maria Alice da Costa Pereira, Martins da Costa, Severo Portela, Martins Barata, Dórdio Gomes e Guilherme Camarinha.

Todavia, a par do valor artístico do edifício, evidenciou-se o seu valor jurídico, histórico e documental. Neste sentido, os alunos e as respetivas professoras visitaram a Sala de Sessões e a Sala de Audiências, onde os juízes desembargadores tomam as decisões, o Museu Judiciário, que contém coleções e documentos históricos, bem como os processos dos casos mais mediáticos julgados neste tribunal, a Biblioteca especializada, que contém bibliografia jurídica de apoio às atividades desenvolvidas pelo tribunal, e o Arquivo, onde estão acondicionados o fundo judicial fruto da atividade desta instituição.

Em seguida, foi o momento de visitar a Ex-Cadeia da Relação do Porto – Centro Português de Fotografia, onde todos puderam admirar o edifício e o seu espólio fotográfico.

Em paralelo, os ‘jotinhas’ visitaram também a Livraria Lello & Irmão, uma das livrarias mais belas do mundo, que se destaca pela sua fachada sumptuosa e, no seu interior, sobressaem os tetos, nomeadamente o vitral decorado com o monograma e a divisa da livraria “Decus in labore”, e a escadaria de acesso ao primeiro piso.
Após o almoço, foi o momento de conhecer o Arquivo Histórico-Casa do Infante D. Henrique onde nasceu o ilustre Infante D. Henrique, o patrono dos Descobrimentos portugueses. Neste edifício, os alunos e as professoras puderam admirar o arquivo e as respetivas áreas funcionais, o núcleo museológico através das ruínas romanas sobre as quais se ergue a estrutura e as modificações que a mesma sofreu ao longo dos séculos. Puderam, ainda, participar numa pequena encenação na qual as animadoras culturais apresentaram a ínclita geração - assim descrita por Luís Vaz de Camões - e numa oficina de escrita criativa intitulada o Escrivão escrevendo um documento com uma pena.

Chegando ao CIC, os alunos e as respetivas professoras ficaram enaltecidos com a riqueza que a cidade do Porto oferece aos turistas e, decerto, com orgulho de serem tripeiros.


Bruna Martins e Natacha Santos, do 12.º AJD


 

GALERIA DE IMAGENS