Visita de Estudo às Caves Ramos Pinto, ao Espaço Porto Cruz e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Sónia Freitas e João Luís Silva, do 12.º PT
26/01/2015

No dia 13 de janeiro, os alunos do 12.º ano do Curso Científico-tecnológico de Património e Turismo visitaram as Caves Ramos Pinto, que comercializam um dos melhores vinhos do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Visita de Estudo às Caves Ramos Pinto, ao Espaço Porto Cruz e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro


No dia 13 de janeiro, os alunos do 12.º ano do Curso Científico-tecnológico de Património e Turismo visitaram as Caves Ramos Pinto, que comercializam um dos melhores vinhos do Porto.

Como é de conhecimento geral, o Vinho do Porto é um dos produtos nacionais que mais se evidenciam na cultura portuense. É considerado um dos melhores vinhos do mundo e um dos mais exportados a nível nacional.

As Caves Ramos Pinto foram fundadas em 1880 por Adriano Ramos Pinto e destacam-se pela sua inovação, criatividade na qualidade e na rotulagem dos seus vinhos. Na área museológica, podemos admirar o escritório de Adriano Ramos Pinto, conservado desde os anos 30, no qual se encontram um conjunto de belos objetos de arte desde cartazes publicitários até aos brindes personalizados que eram oferecidos aos clientes e associam este vinho à tentação. Nas caves, deu-se a apresentação, por parte da guia turística, dos diferentes processos de produção do vinho, dos tipos de vinhos produzidos na Casa Ramos Pinto, bem como das quintas de que esta é proprietária.

Após a visita às caves, os alunos dirigiram-se ao Espaço Porto Cruz, um lugar informativo, expositivo e de lazer, que permite conhecer mais sobre o Vinho do Porto e as suas características. Aqui podem visitar-se vários pisos, todos eles com uma funcionalidade diferente, mas aquele que mais se destaca é o terraço, no qual se pode usufruir de uma vista panorâmica e única sobre o rio Douro que limita as ribeiras de Porto e Gaia.

Após o almoço, os alunos dirigiram-se ao Aeroporto de Sá Carneiro, distinguido como o terceiro melhor aeroporto europeu. Este afirma-se pela sua moderna arquitetura em aço e vidro e ainda por uma excelente qualidade de serviços. Ele é assim uma espécie de cartão de visita da cidade do Porto, impressionando e cativando os turistas que aqui chegam.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diversos espaços que constituem um aeroporto internacional e as suas funcionalidades, e de perceber, através da explicação da técnica de relações públicas, a forma como tudo está organizado e acontece dentro de um aeroporto.

Antes de iniciar a visita guiada, cada aluno foi identificado e revistado. Após estes procedimentos, foram encaminhados para a área pública de partidas da aerogare onde se deu início à visita. Seguiu-se a sala de embarque, com acesso pelo controlo de segurança, a simulação de um embarque/desembarque em manga, a visita ao lado ar (SLCI – Serviço de Luta Contra Incêndios) num autocarro ao longo da pista. Após o regresso à aerogare, passando pela sala de recolha de bagagem, saíram pelo canal da alfândega e, por fim, deu-se o encerramento da visita no Curbside (local de chegadas).

Como lembrança desta visita, os alunos receberam uma caneta da ANA – Aeroportos de Portugal, autoridade que administra os diferentes aeroportos de Portugal.


Sónia Freitas e João Luís Silva, do 12.º PT


 

GALERIA DE IMAGENS