Encontro com Viajantes, com Fernando Nunes

Joaquim Oliveira, do 12.º PT
08/04/2015

O Encontro com Viajantes é uma das atividades orientadas para os alunos do curso de Património e Turismo e decorreu durante a Semana Cultural do Colégio.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


O Encontro com Viajantes é uma das atividades orientadas para os alunos do curso de Património e Turismo e decorreu durante a Semana Cultural do Colégio.

Esta atividade visa a partilha de ideias com gente do mundo das viagens. Este ano, o evento foi organizado pelo aluno Joaquim Oliveira, no âmbito do seu Projeto Tecnológico e Estágio, e foi sobre o tema do “Couchsurfing”, projeto internacional de troca de alojamento para viajantes.

O projeto “couchsurfing” tem, além da possibilidade de utilização de alojamento a custo zero, a génese da experiência e a criação de laços entre turistas e residentes locais, num ambiente que quebra a rigidez do alojamento turístico convencional. Quem procura o “couchsurfing” procura também conhecer os verdadeiros cidadãos locais, havendo uma maior troca de culturas.

Fernando Nunes é embaixador do projeto “Couchsurfing” em Portugal e tem o impressionante número de 2700 turistas recebidos, um número que lhe dá a responsabilidade de ser “um exemplo da arte de bem receber”. Descobriu o projeto numa reportagem televisiva e viu nele uma forma de ocupar os dias, numa fase da vida em que se poderia tornar em mais um reformado conformado.

Na sua conversa com os alunos, Fernando Nunes focou a riqueza da experiência de vida ganha, as imensas recordações oferecidas guardadas em casa e as amizades que ficaram para o futuro.

Destacou ainda a importância da questão da segurança, que pode ser atestada através da análise cuidada dos perfis dos viajantes. Apresentou um documentário que lhe foi dedicado. Por último, deu conselhos aos alunos que um dia queiram fazer parte de um dos projetos para viajantes mais dinâmicos do mundo.

Uma das últimas frases proferidas por este convidado resume toda a essência ideológica deste projeto: “o “couchsurfing” mudou a minha forma de pensar e de agir”.

Joaquim Oliveira, do 12.º PT


 

GALERIA DE IMAGENS