2º Lugar no Tecla 2015

DICIC
16/03/2015

No passado dia 11 de março, decorreu a fase final do concurso de programação TECLA 2015. Após uma fase de qualificação brilhante, o CIC foi representado por três equipas do Curso de Informática que obtiveram o 2.º, 5.º e 15.º lugar.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 11 de março, decorreu a fase final do concurso de programação TECLA 2015. Após uma fase de qualificação brilhante, o CIC foi representado por três equipas do Curso de Informática que obtiveram o 2.º, 5.º e 15.º lugar.

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (escola superior de tecnologias e gestão de Águeda, que pertence à universidade de Aveiro). Este concurso é composto por 2 fases, a primeira, não presencial, cujo objetivo é apurar as 30 melhores equipas para participarem na fase final (2ª fase), presencial, nas instalações da ESTGA.

Este ano a Final não correu da melhor forma para a organização, já que, logo no início da prova, ocorreram vários problemas com os servidores, o que originou muito "stress" e desespero nos concorrentes - após as submissões de soluções, o servidor indicava erros quando as soluções estavam corretas. Acredito mesmo que, no nosso caso, isso possa ter condicionado a participação de alguns dos nossos alunos. No entanto, as condições eram iguais para todos e isto também faz parte do “jogo de nervos”.

Após uma hora de concurso, os erros do servidor foram corrigidos e começou realmente a batalha: a equipa do CIC “Half_Life3”, composta pelos alunos David Fernandes e João Lago, do 12.º IF, rapidamente se posicionou no 1.º lugar e por lá se manteve até 5 minutos do fim da prova, até a equipa “AEPBS 01” ter conseguido submeter com sucesso o último problema e assim obter o 1.º lugar.
A equipa “Xininho” (Daniel Dong e Nuno Dias, do 11.º IF) teve um meritório 5.º lugar, sobretudo porque passou de 15.º para 5.º nos últimos 45 minutos da prova, um belo "sprint" final. Relativamente à equipa “Saavedra Pro Team” (João Santos e António Correia, do 11.º IF) que foi a melhor equipa na qualificação, terá sido a que mais se ressentiu com o início conturbado da prova e ficou pelo 15.º lugar.

A todos os alunos que participaram nesta atividade, uma palavra de apreço e agradecimento pelo empenho, pois são estas atividades que desenvolvem competências para além do currículo e nos tornam cada vez melhores, relembrando que o caminho para a vitória só se faz através de TRABALHO. Aos seis finalistas, parabéns pelo excelente desempenho e atitude!

MA - DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS