Sessão de esclarecimento sobre a doação de sangue

Grupo Disciplinar de Ciências Naturais
20/04/2015

No passado dia 15 de abril, os alunos do nono ano assistiram a uma exposição sobre a doação de sangue e transplantação de órgãos. A oradora foi a Dr.ª Conceição Araújo, do Instituto Português do Sangue e Transplantação...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Sessão de esclarecimento sobre a doação de sangue


No passado dia 15 de abril, os alunos do nono ano assistiram a uma exposição sobre a doação de sangue e transplantação de órgãos. A oradora foi a Dr.ª Conceição Araújo, do Instituto Português do Sangue e Transplantação, que fez uma breve apresentação sobre a constituição do sangue.

Posteriormente, explicou o circuito do mesmo depois de ser doado, os requisitos para ser doador e, mais importante do que todos estes aspetos, salientou a importância de ser doador indireto. Este conceito significa que qualquer um pode ser doador, na medida em que os comportamentos que evitam situações que possam terminar em acidentes e, deste modo, exigir tratamento hospitalar com transfusão sanguínea, poupam o sangue para aquelas pessoas que necessitam urgentemente do mesmo.

Assim, esta sessão foi um espaço enriquecedor para os alunos uma vez que abrangeu não só os conteúdos disciplinares da disciplina de Ciências Naturais mas também os domínios da Educação para a Cidadania.


O Grupo Disciplinar de Ciências Naturais


 

GALERIA DE IMAGENS