“United colors of” RENOVA, o papel higiénico “mais sexy do mundo”

Grupo disciplinar de Ciências Contabilísticas
12/12/2014

A visita de estudo à «RENOVA - Fábrica de Papel do Almonda, S.A.», no município de Torres Novas, realizada no dia 18 de novembro de 2014...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

“United colors of” RENOVA, o papel higiénico “mais sexy do mundo”
Made in Portugal


A visita de estudo à «RENOVA - Fábrica de Papel do Almonda, S.A.», no município de Torres Novas, realizada no dia 18 de novembro de 2014, contou com a participação dos alunos das turmas de 11.° ano dos cursos de Contabilidade e Gestão, de Informática de Gestão e de Marketing e Estratégia Empresarial. Os alunos foram acompanhados pelos professores Elisabeth Couto, João Paulo Reis e Maria José Vidal.

A Renova é uma empresa que orgulha Portugal, uma marca Europeia de produtos de grande consumo, presente em mais de 60 países.

Fabrica e comercializa gamas inovadoras de papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha ou lenços de papel
Paulo Pereira da Silva, homem de fé, presidente da Renova, neto de um dos fundadores, cuja formação académica é em Física, acredita em ideias arrojadas e em que o risco compensa. Na empresa, não gosta “de pessoas amorfas”.

Quando criou o papel higiénico preto, a ideia gerou desconfiança, pelo que adotou para o seu lançamento, em 2005, o slogan "Why not?".

À chegada à empresa, os alunos e os respetivos professores dirigiram-se aos responsáveis pela visita que os acompanharam e orientaram. Divididos em pequenos grupos, foi-lhes feita uma apresentação da empresa, onde os alunos tiveram a oportunidade de colocar inúmeras questões e satisfazer a sua curiosidade.
De seguida, após um breve resumo da história da empresa, os visitantes puderam observar todas as fases do processo de fabrico do papel e da reciclagem, assim como as linhas de produção, os armazéns e a área administrativa. Foi, ainda, possível admirar a nascente do rio Almonda, integrada no complexo industrial da Renova.

Não podemos deixar de destacar toda a simpatia e profissionalismo manifestados pelos colaboradores da Renova que acompanharam esta visita.

Por último, é de realçar, também, o excelente comportamento dos alunos que respeitaram rigorosamente as normas previamente divulgadas pela RENOVA, designadamente, as relativas à segurança e ao uso obrigatório de coletes refletores, tendo participado ativamente durante toda a visita de estudo, o que lhes permitiu estabelecer relações muito interessantes entre conhecimentos teóricos e práticos.

Ainda foi possível visitar a Loja de Fábrica, inaugurada três dias antes da visita, onde alunos e professores puderam comprar diversos produtos Renova a preços de fábrica.


Grupo disciplinar de Ciências Contabilísticas


 

GALERIA DE IMAGENS