Três IF “olímpicos” nas ONI 2015

GDI
21/04/2015

No dia 17 de abril, três alunos do 12.º ano do Curso de Informática do Colégio voltaram, mais uma vez, a provar que sabem programar ao mais alto nível, nas Olimpíadas Nacionais de Informática...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No dia 17 de abril, três alunos do 12.º ano do Curso de Informática do Colégio voltaram, mais uma vez, a provar que sabem programar ao mais alto nível, nas Olimpíadas Nacionais de Informática, realizadas no Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As Olimpíadas de Informática são um concurso de carácter individual, destinado a alunos do Secundário, sendo possível resolver os problemas propostos nas linguagens de programação C, C++, Pascal ou Java.

Durante a fase de apuramento, quatro alunos do Colégio (Rodrigo Marques, João Lago, David Fernandes e Luís Brandão, todos do 12º IF) conseguiram conquistar um lugar na final. Na final, três deles conseguiram ocupar os 8 primeiros lugares, que dão acesso ao apuramento para as competições internacionais, o que coloca o Colégio, novamente, como a escola mais representada na derradeira fase nacional do concurso.


Top 8 da final nacional:

  • Gonçalo Paredes - 11.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra)

  • Fábio Colaço - 12.º ano do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa

  • José Correia - 12.º ano da Escola Secundária da Amadora

  • Rodrigo Marques - 12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V.N.Gaia)

  • Francisco Bastos - 11.º ano do INETE - Instituto de Educação Técnica (Lisboa)

  • João Lago - 12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V.N.Gaia)

  • David Fernandes - 12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V.N.Gaia)

  • João Tavares - 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Seia


Estes oito correntes foram convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência.

Ainda este ano, os oito "olímpicos" de 2015 irão ter um estágio de preparação para as Olimpíadas Internacionais. No final do estágio, terão nova prova, e da soma do conjunto (pontuação obtida nessa prova mais a pontuação da final) resultará a lista dos quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2015, que se vão realizar em Almaty, no Cazaquistão.

Parabéns a todos os participantes, de forma especial aos nossos alunos que se qualificaram para a fase seguinte, e força “algorítmica” para a próxima prova!


DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS