Iberian Modal United Nations (IMUN)

Natacha Santos.
21/11/2014

Foi no passado dia 6 de novembro que um pequeno grupo de alunos do Clube Internacional se dirigiu a Lisboa com o objetivo de participar no Iberian Modal United Nations (IMUN).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Foi no passado dia 6 de novembro que um pequeno grupo de alunos do Clube Internacional se dirigiu a Lisboa com o objetivo de participar no Iberian Modal United Nations (IMUN). Foi a XX edição deste encontro ibérico onde marcaram presença escolas de países como Espanha, Roménia, Azerbaijão, Irlanda, Suíça, Alemanha, Noruega, Itália, EUA, Turquia e, como não podia deixar de ser, Portugal.

Os alunos do CIC que tomaram parte nesta demanda política foram Eduardo Sousa (Moçambique), Duarte Martins (Zimbabué), Natacha Santos (Venezuela), Rafael Silva (Costa do Marfim), Ana Pedrosa (Costa do Marfim), Ricardo Oliveira (UNEP), Alexandra Domingues (Moçambique), liderados pela professora Maria Emília Macedo.

Os alunos chegaram a Lisboa no dia 6 de novembro onde participaram na receção de delegados (lobbying) na Carlucci American International School of Lisbon (CAISL). Trocaram impressões sobre o debate e iniciaram o propósito que os juntara - debater os problemas agendados para a conferência.

No dia 7 (sexta-feira), os alunos dirigiram-se para o Centro Cultural de Belém, onde teria lugar a conferência que se prolongaria para o dia seguinte.

O grupo dividiu-se entre a Assembleia Geral (General Assembly) e a Conferência Especial (Special Conference). Na primeira, as questões abordadas foram:

  • O desenvolvimento sustentável;

  • A restituição de propriedade cultural aos países de origem;

  • Transparência e integridade das instituições governamentais;

  • Promoção de educação na saúde e comportamento sexual.

Enquanto na Conferência Especial se debateram questões, não menos importantes, como:

  • A proteção dos direitos da comunidade LGBT;

  • O aumento do investimento na saúde mental;

  • Combate ao tráfico humano;

  • O direito à privacidade na Era Digital.

Para além de debater as questões internacionais suprarreferidas, os alunos foram ainda brindados com um discurso brilhante e inspirador por Richard Zimler, autor Nova Iorquino com residência no Porto, e que já foi nosso convidado - CICMUN 2011. Detentor de enorme experiência de vida, Zimler abordou os direitos humanos de uma maneira que só ele sabe, deixando os presentes boquiabertos.

O regresso, marcado para sábado, dia 8, correu como planeado. Os alunos do CIC trocaram contactos com jovens de todo o mundo, amizades que, com certeza, perdurarão.

E assim foi mais uma das aventuras do Clube Internacional, a marcar a diferença desde 1999.

Natacha Santos.
Clube Internacional


 

GALERIA DE IMAGENS