A ética no Desporto e na Vida

G.D. Educação Física e Desporto
21/11/2014

No passado dia 14 de novembro, pelas onze horas, o Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) organizou um colóquio com a temática “A Ética no Desporto e na Vida”...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 14 de novembro, pelas onze horas, o Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) organizou um colóquio com a temática “A Ética no Desporto e na Vida”, dirigido a todos os mais de cem alunos do Curso Científico-Tecnológico de Animação Sócio-Desportiva, presentes no auditório do Ensino Básico.

Este evento contou com um painel de oradores de grande qualidade, nomeadamente: o Dr. José Carlos, um antigo aluno e atual responsável e coordenador do Plano Nacional de Ética do Desporto; Albertina Dias, ex-campeã do mundo de corta-mato; o Dr. José Guilherme, pai de um aluno do CIC e professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Pe. Carlos Candeias, ex-aluno do CIC e atual representante da Entidade Titular do CIC, que moderou este colóquio.

Esta temática reveste-se de grande pertinência para a formação dos alunos, indo ao encontro do plasmado no Projeto Educativo do CIC e Ideário dos Colégios Claretianos que visam “a educação integral das pessoas, segundo o Evangelho e ao estilo de Claret”, cultivando três dimensões da formação, a transcendente, a individual e a social.

Este colóquio iniciou com a intervenção do Coordenador do Curso, Professor Ernesto Lopes, que apresentou todos os convidados que faziam parte do painel de oradores e o enquadramento do tema no âmbito do Curso de Animação Sócio-Desportiva do CIC.

Em seguida, o Dr. José Carlos explicou, de uma forma clara para todos, os âmbitos de ação dos projetos inseridos no Plano Nacional para a Ética no Desporto e a sua importância para toda a atividade desportiva. Foram relevados valores, tais como a verdade, a imparcialidade, a cooperação, a tolerância, a ajuda, a determinação, o respeito, a coragem, a justiça e a honestidade que devem estar presentes no Desporto e na Vida.

A partilha de experiências de vida desportiva da atleta Albertina Dias e do Professor José Guilherme, com exemplos vivenciados, de comportamentos éticos e de outros menos éticos entre diferentes atores do fenómeno desportivo, teve grande impacto junto dos jovens alunos. Ambos os oradores foram objeto de várias questões proferidas pelos alunos e as suas respostas deliciaram todos os presentes.

Foi defendido e relevado por todos os intervenientes oradores a importância de que se reveste a prática desportiva para a formação integral da pessoa. No entanto, tal como todas as atividades humanas, deve também o desporto primar e defender os comportamentos éticos, entre todos os intervenientes no fenómeno desportivo. Assim, todas as relações entre os praticantes, adversários, árbitros, dirigentes, pais, espetadores, comunicação social, devem estar alicerçadas em princípios éticos. A dignificação do Desporto como atividade humana e humanizante assim nos exige.

O Pe. Carlos Candeias encerrou este colóquio sublinhando a importância deste tema para a formação dos alunos, fazendo votos para que os valores defendidos neste colóquio sejam colocados em prática em todas as ações do dia a dia. A Ética no Desporto ou na Vida faz- se pelo exemplo.


Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto


 

GALERIA DE IMAGENS