Estarás a salvo?

Eco-Escola
30/10/2014

Este ano, no Dia do Patrono, a par de muitas outras atividades dinamizadas por alunos e professores, o Eco Escolas preparou uma atividade prática intitulada “Determinação do índice de contaminação biológica de diferentes locais no Colégio”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Fazendo jus à sua reputação, o Eco Escolas voltou a surpreender! Este ano, no Dia do Patrono, a par de muitas outras atividades dinamizadas por alunos e professores, o Eco Escolas preparou uma atividade prática intitulada “Determinação do índice de contaminação biológica de diferentes locais no Colégio”.

Será que podemos confiar no ar que respiramos? Estaremos a salvo no Colégio? Pois bem, toda a gente sabe que as bactérias – micro-organismos unicelulares microscópicos – fazem parte do nosso dia a dia, algumas contribuindo para um saudável funcionamento do nosso próprio organismo, e outras sendo responsáveis por inúmeras doenças. Assim, quisemos determinar quais os locais mais “poluídos” do nosso Colégio para, mais tarde, intervir. Para isso, durante a semana, vários alunos de 12º ano da área de Biotecnologia colocaram placas de Petri abertas em diversos locais (bar, cantina, reprografia, casas de banho, exterior, etc.) para se efectuar uma recolha de colónias de bactérias e proceder à sua análise (imagem 1). De seguida, as placas de Petri foram colocadas numa estufa durante cerca de 48h (imagem 2) e, posteriormente, foram retiradas para que outros alunos pudessem efetuar uma contagem das colónias obtidas e a sua caracterização (imagem 3).

As conclusões da atividade foram comprovativas de que há cuidados a ter: as casas de banho utilizadas pelos alunos constituem-se como os locais mais poluídos do nosso Colégio, impondo-se especial cuidado aquando da sua utilização (imagem 4). Pelo contrário, o bar e o exterior são os locais mais “seguros”, pois detêm um nível de contaminação bem mais reduzido.

Assim sendo, é urgente reforçar a necessidade de uma boa higiene das mãos após utilização da casa de banho. Por outro lado, um arejamento eficaz dos espaços fechados também contribui para um ambiente mais salutar.

No final da atividade, os alunos puderam ainda observar ao microscópio, através de uma Coloração de Gram, as colónias de bactérias recolhidas, procedimento que fez as delícias dos participantes (imagem 5).

A todos os intervenientes nesta atividade, o nosso muito obrigado. É por vossa causa que o Eco Escolas continua a marcar pontos!

Eco-Escola


 

GALERIA DE IMAGENS