CPAS e CPAS Júnior 2015

DICIC
24/03/2015

Integrada na Semana Cultural/ExpoCIC, realizou-se mais uma edição do CPAS/Júnior 2015. Dando sequência à bem sucedida experiência do ano passado, o Grupo de Informática optou por integrar num só concurso as duas categorias: CPAS e CPAS Júnior.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Integrada na Semana Cultural/ExpoCIC, realizou-se mais uma edição do CPAS/Júnior 2015. Dando sequência à bem sucedida experiência do ano passado, o Grupo Disciplinar de Informática optou por integrar num só concurso as duas categorias de programadores: os mais experientes (CPAS), alunos do Curso de Informática, do 11.º e 12.º anos, e os iniciantes (CPAS Júnior) alunos da Área de Ciências e Tecnologias, do 10.º ano.

Este é um concurso de programação de computadores, realizado à semelhança do que se faz nas principais universidades do país com oferta de cursos de informática, culminando anualmente na principal competição deste nível realizada em Portugal: as ONI (Olimpíadas Nacionais de Informática) que apuram os representantes portugueses para as competições internacionais.

Os concursos de programação têm uma muita expressão nos países com tradição científica e tecnológica, havendo até uma liga nacional de programação nos Estados Unidos da América.

Para realizar concursos deste tipo, utilizam-se plataformas de correção automática dos problemas, sendo a mais usada em Portugal o Mooshak (https://mooshak.dcc.fc.up.pt/), desenvolvida pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

No Colégio Internato dos Carvalhos, desenvolvemos a nossa própria plataforma, tendo sido este o primeiro ano em que se utilizou a mais recente evolução deste sistema, agora rebatizado com o nome de CODEin (http://winhost.cic.pt/ip). Este sistema permite, para além da organização deste tipo de concursos, o apoio ao ensino de programação e possui uma extensa biblioteca de exercícios, permitindo a sua resolução e correção automática nas principais linguagens de programação.

Da prova deste ano, há a registar a grande participação e competitividade.

Como já não acontecia nos anos mais recentes, houve uma inscrição maciça de alunos do 11.º ano do Curso de Informática. Para além deste facto, houve um grande número de equipas com muitos problemas resolvidos, pois, até ao 28.º lugar, todas as equipas resolveram pelo menos 3 dos 10 problemas do concurso, o que é um feito sobretudo para os alunos do 10.º ano, com uma reduzidíssima carga horária de ensino de programação!

Ficam aqui, para a posterioridade, os resultados.

Relativamente ao 10.º ano (CPAS Júnior), os resultados foram os seguintes:

  • 1.º lugar: First_T2, Luís Lopes e Carlos Oliveira, do 10.º T2;

  • 2.º lugar: ARMados em PROGRAMAdores, João Pinheiro e Rafael Sá, do 10.º T3;

  • 3.º lugar: XG_T3, Diogo Xambre e Guilherme Oliveira, do 10.º T3.


Relativamente ao 11.º e 12.º anos (CPAS), os resultados foram os seguintes:

  • 1.º lugar: huehuehue, João Lago e David Fernandes, do 12.º IF;

  • 2.º lugar: Wanto to go for a ride?, João Lima e Fábio Nogueira, do 11.º IF;

  • 3.º lugar: Team Rocket, Manuel Correia e Daniel Dong, do 11.º IF.

Até ao terceiro lugar, as equipas obtiveram como prémio cheques oferta, que foram entregues com a presença do Diretor Pedagógico, Dr. José Pedrosa.

Finalmente, uma palavra de apreço para todos os participantes sem exceção, que demonstraram, uma vez mais, que vale a pena continuar a apostar em atividades que valorizam e reconhecem o talento dos jovens que passam por esta centenária instituição de ensino!

 DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS