Competições Nacionais de Ciência

Dr. José Gama
18/05/2015

Realizou-se no passado dia 14 de maio, na Universidade de Aveiro, mais uma edição das competições nacionais de ciência. Este ano, os alunos do Colégio tiveram, novamente, um desempenho excelente trazendo a vitória em ambas as competições.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Realizou-se no passado dia 14 de maio, na Universidade de Aveiro, mais uma edição das competições nacionais de ciência.

O Colégio participou, mais uma vez, com 13 equipas de dois alunos na competição de FQUEST (competição de Físico Química de 10.º e 11.º anos) e com 14 equipas no FIS12 (competição de Física de 12.º ano). Estas competições consistem em questões sobre os programas nacionais de Física e Química do 10.º e 11.º anos e do de Física de 12.º ano.

Este ano, os alunos do Colégio tiveram, novamente, um desempenho excelente trazendo a vitória em ambas as competições. A competição coletiva foi conquistada por larga margem sobre as restantes escolas (ver quadros de resultados em anexo). A juntar ao resultado coletivo, ainda foram conquistados prémios individuais:

  • conquista do 3.º lugar por João Marcelo e Afonso Fernandes no FQUEST,

  • o 2.º lugar por Rui Magalhães e Pedro Silva no FIS12 e

  • o 3.º lugar por Manuel Braga e Luís Afonso também no FIS12 (ver fotos dos medalhados)

De destacar ainda os excelentes lugares alcançados pelas restantes equipas, sendo que o top 10 do FIS12 é constituído por oito equipas do Colégio.

Os alunos foram preparados pelo professor José Gama durante as últimas semanas com vista a esta competição. O professor destaca o empenho e a dedicação dos alunos na preparação da competição.

 Tiveram de fazer a revisão de toda a matéria dada durante o 10.º e 11.º anos no caso do FQUEST e da matéria de Física do 12.º ano.

 Este trabalho serviu também para preparar já o exame nacional que se aproxima. O professor José Gama quer ainda destacar, para além do empenho dos alunos, a maneira como estes se comportaram durante o dia da competição na Universidade de Aveiro, dignificando mais uma vez o nome do Colégio.

Para além das provas, houve depois uma competição para os alunos com talentos para a música e dança, enquanto os resultados eram apurados. Este ano, até nesta competição uma aluna do Colégio, a Lília do 11.º A, conquistou brilhantemente um prémio, após uma magnífica interpretação de uma canção (ver foto).

O Professor Gama, para além do agradecimento a todos os alunos participantes quer, desde já, também deixar o desafio e o convite aos alunos para a competição do próximo ano.

Prof. José Gama


 

GALERIA DE IMAGENS