Visita ao IPATIMUP – 25 anos

12.º BT2
25/11/2014

No passado dia 14 de novembro, as duas turmas do 12.º ano do Curso de Biotecnologia aproveitaram a rara oportunidade de conhecer as instalações laboratoriais do IPATIMUP.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 14 de novembro, as duas turmas do 12.º ano do Curso de Biotecnologia aproveitaram a rara oportunidade de conhecer as instalações laboratoriais do IPATIMUP.

O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto é uma instituição cujo principal objetivo é estudar o cancro, para que possam existir melhores diagnósticos e uma maior eficácia no tratamento. Fundado em 1989, o IPATIMUP completou em 2014 os seus 25 anos e, para celebrar esta data, abriu as portas a todos os que o quisessem visitar. Alunos de vários pontos do país puderam conviver com verdadeiros investigadores e ter um contacto muito próximo e direto com alguns dos projetos que estes levam a cabo dia após dia.

Visitámos os vários laboratórios do edifício e em cada sala a equipa de investigadores explicava o seu papel no projeto.

O tema central da visita de estudo foi o cancro do estômago. Foi-nos apresentada uma dimensão desta doença que muitos de nós desconhecíamos: a população portuguesa apresenta uma probabilidade de desenvolver cancro do estômago superior à média global o que, aliado a um diagnóstico quase sempre tardio e tratamento deficiente dos pacientes em Portugal, torna o cancro do estômago o terceiro cancro mais mortal no nosso país. Por isso, dezenas de cientistas trabalham arduamente nestes laboratórios para procurar respostas, pistas e métodos para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento deste cancro.

Após uma manhã em cheio, ofereceram-nos comida e bebida. Enquanto trovejava e chovia a cântaros no exterior, os alunos estavam entretidos com o sabor doce do bolo de aniversário e com as fotografias com os professores acompanhantes.

Foi uma experiência deveras enriquecedora. Deu-nos até algumas "luzes" em relação ao nosso próprio futuro: Porque não juntarmo-nos a estes cientistas? Quem sabe as grandes descobertas que, um dia, podemos ser nós a fazer?!...

12.º BT2


 

GALERIA DE IMAGENS