Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na BiblioCIC

Natacha Santos e Bruna Martins - 12.º AJ
14/11/2014

No passado dia 29 de outubro, comemorou-se, no CIC, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Assim, os alunos do 12.º ano do Curso Científico-tecnológico de Assessoria Jurídica e Documentação organizaram, sob a orientação da professora Carla Araújo, uma visita guiada e um painel de conferências...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na BiblioCIC


No passado dia 29 de outubro, comemorou-se, no CIC, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Assim, os alunos do 12.º ano do Curso Científico-tecnológico de Assessoria Jurídica e Documentação organizaram, sob a orientação da professora Carla Araújo, uma visita guiada e um painel de conferências, que tiveram como objetivo divulgar a Biblioteca do Colégio Internato dos Carvalhos (BiblioCIC) aos alunos de 11.º AJ e de 12.º PT.

A visita guiada aos espaços funcionais da BiblioCIC teve início no polo do ensino básico e secundário e terminou nos depósitos, situados no segundo e quarto piso do bloco 3, onde existem as obras mais antigas, nomeadamente as primeiras edições de autores clássicos, ou em mau estado de conservação e, até mesmo, desatualizadas.

Após a visita guiada, prosseguiu o painel de conferências, com convidados muito especiais – Dr. Nuno Marçal, bibliotecário da Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova, e a Dr.ª Cristina Margaride, bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia.

O depoimento do Dr. Nuno Marçal, embora não tenha sido marcado pela sua presença física, brindou os presentes através de uma videoconferência, onde revelou curiosidades sobre um novo conceito em expansão, as bibliomóveis - bibliotecas móveis com um fundo documental diversificado, que se deslocam sobre rodas automóveis a todas as freguesias do concelho.

A par do testemunho de Nuno Marçal, as turmas participantes nesta atividade escutaram as experiências e opiniões da Dr.ª Cristina Margaride. Após uma breve explicação sobre a Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, sobre o seu espaço físico e os seus serviços, a bibliotecária simulou uma pesquisa ao catálogo bibliográfico em linha, explicando de que forma podemos reservar um determinado documento para empréstimo domiciliário.

“O que é uma biblioteca escolar?”; “o que significa o conceito de leitura pública?”; e “qual a importância das bibliotecas públicas e escolares?” - estas foram algumas das questões levantadas ao longo da conferência pelos alunos mais curiosos.

Como é de conhecimento geral, a biblioteca escolar é parte integrante do processo educativo. Com efeito, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares procura promover este facto. “No Egito, as bibliotecas eram chamadas o tesouro dos remédios da alma. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.” (In: BOSSUET, 1627-1704).

 

Natacha Santos e Bruna Martins
12.º AJ


Erro no leitor

 

GALERIA DE IMAGENS