FALAR SAÚDE Nº 44: Afrodisíaco das Índias

Prof. Isabel Cristina
07/01/2013

Começou um novo ano e a época natalícia terminou oficialmente com a celebração do Dia de Reis, a 6 de janeiro. Nesta quadra não faltaram certamente os doces, tradicionais ou não, para felicidade de uns e desgraça de outros.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
7 de janeiro de 2013

 

 

 

 

 


Açúcar e canela fazem a vida boa!
Desconhecido


Falar Saúde Nº 44
Afrodisíaco das Índias

Começou um novo ano e a época natalícia terminou oficialmente com a celebração do Dia de Reis, a 6 de janeiro. Nesta quadra não faltaram certamente os doces, tradicionais ou não, para felicidade de uns e desgraça de outros. Independentemente do número de calorias, ingrediente comum a quase todos os doces de natal é a canela.

A canela foi o tema escolhido pela Joana Nunes, do 12BT2, para tecer algumas considerações e quem sabe surpreender-vos.

Prof. Isabel Cristina


A canela é uma especiaria milenar e das mais antigas que se conhece. Com origem numa árvore nativa do Sri Lanka (localizado a sul da Índia), Cinnamonum zeylanicum (figura 1) era e é utilizada nos países orientais para fins terapêuticos e nutritivos. É mencionada na Bíblia e, outrora, foi usada, no Egipto, como um agente de embalsamamento. A canela atingiu o seu auge na época medieval, chegando a ser mais preciosa que o ouro, sendo, hoje em dia, considerada por muitos um afrodisíaco.

Caracterizada pelo seu poder aromático, a canela é benéfica para a nossa saúde em vários aspetos. Nós, portugueses, utilizamos frequentemente a canela em pau no café, devido à sua subtil influência no sabor. No entanto, a canela tem muitas mais características que nós desconhecemos!

Para quem tem problemas de colesterol, a canela é um bom aliado. Esta especiaria é uma fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides, tudo substâncias que atuam no organismo como antioxidantes, impedindo a oxidação dos ácidos gordos e a formação de placas de gordura nas artérias, ou seja, a acumulação de colesterol LDL. Desta forma, a ingestão diária de 1 a 2 gramas de canela, revelou-se eficaz na diminuição de açúcar no sangue (de acordo com estudos feitos em várias universidades), sendo, assim, um bom suplemento para quem sofre de diabetes tipo II e pretende emagrecer.

O papel da canela contra as doenças cardíacas não acaba por aqui, pois para além da eficácia na ação contra as gorduras, tem também propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes. Esta tem na sua composição um composto chamado cinamaldeído que impede a acumulação de plaquetas e consequente formação de coágulos, melhorando a circulação sanguínea.

Daqui advém o seu poder afrodisíaco! Ao facilitar o fluxo de sangue, melhora a irrigação da zona genital, aumentando assim a facilidade de excitação. No caso do homem ajuda a manter a ereção, contribuindo, também, para o aumento da líbido (energia psíquica associada às pulsões sexuais), tornando-se, então, um dos melhores afrodisíacos naturais.

Para as meninas, esta especiaria facilita os ciclos de menstruação, assim como ajuda na secreção do leite materno. Para os mais atrevidos, mastigar pequenos pedaços de canela contribui para um bom hálito.

Mas os benefícios desta não acabam por aqui! A canela atua como um tónico digestivo eficaz na indigestão e flatulências, tem propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antibacterianas, trata dores de dentes e cura dores de cabeça e enxaquecas.

No entanto, tudo o que não é ingerido com moderação não é bom para o nosso organismo, assim como a canela. Nos nossos supermercados temos facilmente acesso à variedade chinesa da canela – e também mais barata – Cinnamonum cassia (figura 2), popularmente designada por “falsa canela”, que contém um composto tóxico: a cumarina. Em excesso, pode causar danos no fígado e nos rins. Também deve ser evitada durante a gravidez devido à possibilidade de efeitos nocivos no útero.

Apesar de tudo, a canela é a melhor especiaria disponível em termos de nutrição e saúde! Nesta época, em que o frio predomina, deixando-nos muitas vezes com o famoso “pingo no nariz” e a tão chata tosse, a canela tem a capacidade de nos tratar contra estes pequenos resfriados através de uma simples receita:

  •  Acrescentar um pau de canela à água fervida;

  •  Deixar em ebulição durante 2 minutos;

  •  Tirar o pau de canela;

  •  Utilizar a água da canela para qualquer chá de ervas, tal como chá verde;

  •  Beber este chá duas vezes por dia.


NOTA: Se o resfriado persiste por mais de 3 dias, consulte um médico;

Afinal, a canela vale mesmo ouro, não vale?


Figura 1 – Cinnamonum zeylanicum


Figura 2 – Cinnamonum cassia

 

GALERIA DE IMAGENS