FALAR SAÚDE Nº 31: Por amor ao coração

Prof. Isabel Cristina
30/04/2012

O mês de maio é, para a saúde, o mês do coração. Muitas são as iniciativas pelo nosso país que visam alertar para comportamentos saudáveis no sentido de se evitarem as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em Portugal.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
1 de Maio de 2012

 

 

 

 

 


Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.
José Saramago


Falar Saúde Nº 31
Por amor ao coração

O mês de maio é, para a saúde, o mês do coração. Muitas são as iniciativas pelo nosso país que visam alertar para comportamentos saudáveis no sentido de se evitarem as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em Portugal.

Entre outros, os níveis de colesterol num organismo humano podem representar fatores de risco no aparecimento destas doenças. Desde a publicidade à conversa de banco de jardim, muito se fala de colesterol nos dias que correm. Mas será que todos estamos devidamente esclarecidos quanto aos benefícios e aos malefícios deste lípido que anda nas bocas do mundo?

Foi neste sentido que as alunas Mariana Marques e Patrícia Dias do 12º BT1 preparam o artigo que se segue no âmbito da disciplina de Noções Básicas de Saúde.

Prof. Isabel Cristina



Segundo os últimos dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, 63% dos portugueses têm o colesterol acima dos valores recomendados pela Sociedade Portuguesa da Aterosclerose. Este colesterol em excesso, o que se costuma chamar de “mau” colesterol, é um dos principais fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Todos os anos estas são responsáveis por 39% das mortes em Portugal.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa complexa, metabolizada pelo fígado e existente no sangue dos animais e em alguns alimentos, em especial em gorduras saturadas (chocolate, bolachas recheadas, salgadinhos,…) e em alimentos ricos em colesterol (carne vermelha com gordura, gema de ovo, presunto, peixes gordurosos,…). É uma espécie de "gordura do sangue" e, como as gorduras não se misturam com a água, o colesterol é insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea, liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que têm sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis (que se dissolvem na água).

Porque não podemos viver sem ele?

O nosso organismo é formado por milhares de milhões de células, e praticamente todas elas produzem colesterol continuamente, durante toda a nossa vida, porque cada célula, de cada órgão, tem colesterol na sua estrutura. O colesterol é parte integral e muito importante da membrana celular dos animais e é também o principal esteroide sintetizado pelos animais. É também importante uma vez que auxilia nos processos de metabolismo, funcionando como reserva de energia e colabora com a produção das hormonas sexuais e do cortisol.

Tipos de colesterol

Como já foi referido, o colesterol circula na corrente sanguínea ligado a lipoproteínas.

Existem vários tipos de lipoproteínas, e estas são classificadas de acordo com a sua densidade. Dependendo dessa classificação, o colesterol é classificado em dois tipos:

  •  O colesterol HDL – representa a fração de colesterol que circula na corrente sanguínea ligada às lipoproteínas plasmáticas de alta densidade (High Density Lipoprotein). É chamado de “bom colesterol”, uma vez que níveis elevados deste tipo de colesterol estão relacionados com a redução do risco de doenças cardiovasculares, pois as lipoproteinas de alta densidade (HDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado.

  •  O colesterol LDL – representa a fração de colesterol ligado às lipoproteínas plasmáticas de baixa densidade (Low Density Lipoprotein). Define-se como “mau colesterol”, uma vez que as lipoproteínas plasmáticas de baixa densidade transportam o colesterol do fígado para a corrente sanguínea, favorecendo a sua acumulação nos órgãos e tecidos. Valores elevados de colesterol LDL estão associados a um desenvolvimento da aterosclerose e, consequentemente, aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Fatores desencadeantes do colesterol:

  • Genética – É um dos principais fatores determinantes do colesterol. Isso quer dizer que uma pessoa pode ter uma dieta rica em gorduras e o nível de LDL no sangue ser baixo porque o seu fígado consegue eliminar o excesso de forma adequada. Por outro lado, alguém com uma dieta equilibrada pode ter os níveis altos porque o organismo não é capaz de eliminar tão bem as gorduras;

  •  Maus Hábitos Alimentares – O consumo de gorduras saturadas aumenta as LDL. Este tipo de gordura é encontrada maioritariamente em produtos animais;

  •  Idade – À medida que envelhecemos, os níveis de colesterol LDL tendem a aumentar;

  •  Peso – Pessoas que estão acima do peso têm mais probabilidade de apresentar altos níveis de LDL;

  •  Sexo – Os homens tendem a ter níveis de LDL mais altos;

  •  Doenças – Doenças como a diabetes podem diminuir os níveis de HDL;

  •  Estilos de vida – Fatores que afetam de forma negativa os níveis de colesterol também incluem altos níveis de stress (que pode aumentar o nível total de colesterol), o ato de fumar (que pode diminuir o nível de HDL em até 15%).

A hipercolesterolemia é a presença de quantidades de colesterol acima do normal no sangue e por si só é silenciosa. No entanto, com o passar do tempo, a situação tende a agravar-se significativamente. A hipercolesterolemia é o principal fator envolvido no desenvolvimento da aterosclerose, que ocorre quando a gordura se acumula por baixo do revestimento interno da parede arterial (formação de um ateroma), provocando o seu espessamento. Uma vez que a aterosclerose diminui de modo considerável o lúmen de uma artéria, “entupindo-a”, as zonas do organismo que esta alimenta podem não receber sangue suficiente e, como consequência, o oxigénio necessário. Geralmente, a aterosclerose não produz sintomas até estreitar gravemente a artéria ou causar uma obstrução súbita. Os sintomas dependem do local onde se desenvolve a aterosclerose: o coração, o cérebro, as pernas ou em qualquer outra parte do organismo.

Níveis de colesterol ideais:

  • Colesterol Total: abaixo de 200mg/dl de sangue

  •  Colesterol HDL: de 40 a 80 mg/dl

  •  Colesterol LDL: de 50 a 140 mg/dl

Prevenção

A prevenção passa essencialmente por uma alimentação equilibrada, evitando alimentos com baixos níveis de gorduras saturadas e colesterol e dar preferência a alimentos ricos em fibras, pela prática de exercício físico, evitar o stress, o tabaco e bebidas alcoólicas.

Efemérides importantes:

  • Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio

  • Dia Nacional de Combate ao Colesterol – 8 de agosto

  • Dia Mundial do Coração – 26 de setembro

  • Dia Mundial do AVC – 29 de outubro

Mariana Marques e Patrícia Dias, 12º BT1

 

GALERIA DE IMAGENS