Bastonário da Ordem dos Advogados no CIC

Joana Reis, Fátima Soares e Márcia Tavares - 12º AJD
28/03/2012

No passado dia 21 de março o Colégio Internato dos Carvalhos teve o privilégio de receber a visita do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

No passado dia 21 de março o Colégio Internato dos Carvalhos teve o privilégio de receber a visita do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, que, por iniciativa dos alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, se deslocou à escola para proferir uma palestra subordinada ao tema “ Justiça- Ainda vale a pena acreditar?”

A eloquência que o caracteriza fascinou o auditório logo a partir do momento em que a aluna responsável pela sua apresentação lhe lançou o repto “ Aqui entre nós que ninguém nos ouve, o Sr. Bastonário gosta de um bom conflito”. Foi o mote para a distinção entre conflito e controvérsia, para a necessidade de debater ideias e não combater pessoas e para a correta utilização da suprema liberdade, a de expressão.

A defesa dos Direitos do Homem, nomeadamente do direito à vida, levou a audiência, composta por alunos e professores da Área das Humanidades, a viajar até ao “ julgamento do Nazareno” – processo mediático que inspirou o Dr. Marinho Pinto a decidir que faria do Direito o seu lema de vida. Brilhante foi também a forma como defendeu a ideia de um julgamento justo mesmo para os arguidos acusados de crimes violentos, diria a propósito” a uma mãe não se pede que não defenda a pena de morte para o assassínio do filho, por isso a justiça será aplicada por alguém imparcial acima da contenda das partes e do mediatismo das emoções.

Com críticas ao sistema, defendeu o que seria “ Mais urgente oportuno e eficaz” ao jeito de Claret para a Justiça Portuguesa.

Terminou respondendo às perguntas da audiência ficando a sensação de que poderíamos ficar ali horas a acreditar que a justiça vale a pena!

Despediu-se dos alunos do 12º do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação felicitando-os pela escola que frequentam, pelos trabalhos realizados nas disciplinas tecnológicas do curso, desejando-lhes que a luta pela Justiça continue a ser a inspiração das suas vidas.

Joana Reis, Fátima Soares e Márcia Tavares - 12º AJD


 

GALERIA DE IMAGENS