Visita de estudo a Madrid

12AG
04/05/2012

O curso de Artes e Indústrias Gráficas (alunos do 12º ano) realizou uma visita de estudo a Madrid de 16 a 20 de fevereiro 2012.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

“Visita à cidade dos choques” – Madrid

Pelas 6:50h do dia 16 de Fevereiro de 2010, chegamos ao colégio. A animação era geral, os sorrisos impossíveis de esconder, toda a gente estava ansiosa por conhecer a terra das sevilhanas, das touradas, do grandioso Real Madrid.

Partimos rumo a uma cidade desconhecida, uma experiência que ficaria para sempre na memória de todos nós.

A viagem foi calma, muitos aproveitaram para recuperar horas de sono, outros para disfrutar das paisagens acompanhados pelo seu gosto musical, lá pelo meio uns intervalos preenchidos de gargalhadas e anedotas.

Por volta das 10 horas, paramos numa estação de serviço na IP5 para podermos comer alguma coisa e esticar as pernas, rapidamente voltamos ao caminho.

Passamos a fronteira e paramos numa terrinha algures entre Salamanca e Ávila, avistamos um cenário quase digno do Far West, não víamos praticamente ninguém nas ruas, as paisagens muito secas e um grupo de jovens foi o suficiente para chamar a atenção da pouca população que lá estava.

A viagem continuou e chegamos finalmente a Ávila, a cidade de los Caballeros, por volta das 16 horas, hora espanhola. Chegamos à hora “de la siesta”, por voltas quatro horas espanholas.

Visitamos as muralhas da cidade, toda a área que as envolvia era fantástica, o sol, as casas, as ruas, a vegetação ao longe…

Voltamos a caminho e chegamos finalmente a Madrid.

Descarregamos as malas e refugiamo-nos no quarto. Estávamos cansados, mas nem assim quisemos descansar, as horas que tínhamos antes do jantar serviram para conhecer o hotel e disfrutar da esplendosa vista que tínhamos do sexto andar para a cidade.
Às 20 horas encontrámo-nos à entrada do hotel e dirigimo-nos para o restaurante que ficava nas traseiras do hotel.

Era um espaço pequeno, praticamente deixamos três ou quatro mesas vagas, mas era acolhedor e o atendimento foi excelente.

Após o jantar aproveitamos para tomar café no Straburks e conversar um pouco. Nessa noite ficamos pelo hotel, muitos adoeceram e sendo ainda a primeira noite optamos por ficar no hotel.

Dia 17, fomos acordados pelas 8 horas, o pequeno-almoço às nove. Por volta das dez dirigimo-nos a pé à “La Casa Encendida”, uma galeria de arte. Madrid ainda nos olhava com sono, a cidade ainda estava muito calma e a maioria das lojas fechada.

Já dentro do edifício podemos ver várias exposições, depois da visita dirigimo-nos para o Reina Sofia.

Ver quadros de Picasso, Miró, Dali, trabalhos da Bauhaus foi algo indiscritível, inesquecível e impressionante.

Estava já na hora de almoço, aproveitamos então para descansar e conhecer um pouco da gastronomia espanhola.

Acabado o repouso partimos para o Tissan, as ruas madrilenas estão repletas de gente, em todos os sentidos, todos compenetrados nas suas vidas e com destino definido.

Nos museus Tissan tivemos a sorte de ter uma guia espetacular, por todos os quadros que passamos falamos do contexto histórico, características, ela não deixava margem para dúvidas e fazia com que interagíssemos, não se limitando apenas a transmitir o conhecimento.

Por volta das 18 horas a caminho do hotel, muitos aproveitaram para conhecer pequenas lojinhas com coisas típicas de Madrid e também para comprar algumas recordações.

Já depois de jantar, no hotel, falávamos à varanda e foi impossível não começar a fotografar, as luzes da cidade contrastando com o manto negro da noite, a agitação do trânsito, era impossível resistir àquele espetáculo iluminado, percebemos então o significado da frase “Madrid, a cidade que não dorme”.

Dia 18, mais um dia aterefado pela frente, após o pequeno almoço o autocarro já nos esperava à porta do hotel e fomos diretos ao estádio Santiago Barnabéu, principalmente os rapazes estavam em êxtase, não é todos os dias que se tem uma oportunidade daquelas, ver o estádio onde estrelas como Cristiano Ronaldo, Casillas, KaKá, José Mourinho e muitas outras treinam todos os dias. O estádio é enorme, demoramos mais de meia hora a contorná-lo, pelo meio encontramos uns músicos de rua que puseram toda a gente a dançar.

Já a caminho da ARCO passamos pelas Puertas da Europa, duas grandes torras inclinadas uma para a outra, com 114m e 26 pisos, dois monstros da arquitetura.

Chegados à ARCO, almoçamos e começamos a visita. A entrada da ARCO foi algo surreal, demos de caras logo com quadros de Juan Carlos Casas, um artista que faz retratos a canetas bic que parecem autênticas fotografias e muitos outros artistas que admiramos. Ver os seus trabalhos em livros, revistas e internet é uma coisa, mas pessoalmente é qualquer coisa que é impossível de explicar, é a mesma sensação daquelas pessoas do interior que nunca viram o mar, apenas em fotografias e de repente tem a oportunidade de sentir a areia e a água salgada nos próprios pés.
Só quem visita percebe o que dizemos, a tarde que passamos na ARCO não chegou para ver tudo como desejávamos, mas ficou o desejo de regressar no ano seguinte.

Depois da visita à ARCO, alguns foram ver o jogo do Real Madrid vs Racing no Barbabéu, os restantes foram conhecer a Gran Via. A Gran Via é uma das áreas comerciais mais importantes de Madrid, as ruas estão apinhadas de gente, há artistas de rua por todo o lado, é uma animação.

Nessa noite, depois do jantar aproveitamos para sair, fomos conhecer a noite de Madrid, havia grandes concentrações de gente nas praças, nas ruas, cafés e bares, não só por ser sábado à noite, mas também por ser Carnaval.

O Carnaval em Madrid dura quatro, cinco dias, as pessoas mascaram-se todas e vêm para a rua festejar, é contagiante a alegria e animação que paira no ar.

Dia 19, acordamos às 7 horas, pequeno-almoço às 8 horas, às 9 horas estávamos com as malas no autocarro e em direção a Salamanca.

Adeus Madrid, até qualquer dia!

Na viagem não se ouvia nem uma mosca, o silêncio era total, todos dormiam, o cansaço começava a levar a melhor.

Paramos numa estação de serviço para almoçar, de tarde já em Salamanca visitamos o museu de Arte Nova e Arte Décor, absolutamente fascinante.

Partimos rumo a Portugal e por volta das 21h30 chegamos ao colégio dos Carvalhos.

Anabela Silva 12º AG


 

GALERIA DE IMAGENS