Mês internacional das Bibliotecas Escolares

Rafaela Ferraz, 12º AJ e João Dias, 12º LRJ2
11/11/2011

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2011 o Colégio Internato dos Carvalhos comemorou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, através de um leque de atividades de animação e extensão cultural.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2011 o Colégio Internato dos Carvalhos comemorou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, através de um leque de atividades de animação e extensão cultural.
Este evento de cariz cultural foi organizado pelos alunos do 12.º ano do Curso Científico-Tecnológico de Assessoria Jurídica e Documentação e orientado pelo Dr. Rui Paulo e pela Dr.ª Carla Araújo, no âmbito das disciplinas de documentação.

No dia 26, os alunos do 12.º AJ foram os anfitriões do evento, receberam os alunos do 11.º AJ, com uma visita guiada à Biblioteca do CIC, assistiram à hora do conto sobre o livro “Um lobo muito culto” de Becky Bloom e ilustrado por Pascal Biet, participaram num ateliê didático e no jogo “Quem quer ser documentalista?”. De forma prática e divertida, os alunos puderam usufruir de momentos de grande prazer cultural.

No dia 27, teve lugar a conferência intitulada Bibliotecas reais Vs Bibliotecas virtuais, ministrada pela Dr.ª Cristina Margaride e pela Dr.ª Luísa Alvim. Para dar início à conferência, os alunos do 12.º das turmas AJ e LRJ 2 informaram os alunos do 11.º AJ como utilizar corretamente a Biblioteca do CIC, apresentaram o vídeo de promoção da Biblioteca do CIC e as conferencistas.

De seguida, as conferencistas partilharam com os alunos as potencialidades de uma biblioteca real face à biblioteca virtual, como espaços que promovem a aprendizagem e a literacia. A Dr.ª Cristina Margaride apresentou, como biblioteca real, a Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia e em que medida trabalha em paralelo com as bibliotecas escolares do concelho. A Dr.ª Luísa Alvim apresentou as bibliotecas virtuais, como repositórios de informação digital, bastante utilizados pela atual sociedade da informação e do conhecimento.

Aproveito para agradecer à Dr.ª Cátia Sousa pelo design do logótipo da Biblioteca do CIC e à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que, gentilmente, ofereceu a cada aluno o livro Guia do catálogo do pequeno utilizador de Miguel Figueiredo, assim como às ilustres convidadas.

Encerramos, assim, a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, permanecendo o pensamento da tarefa cumprida. Este evento de cariz cultural foi recheado de momentos de aprendizagem a vários níveis, onde todos nós pudemos conhecer um pouco mais sobre a área da biblioteconomia.

Rafaela Silva Ferraz, 12º AJ
João de Azevedo Dias, 12º LRJ2


 

GALERIA DE IMAGENS