Duas menções honrosas no 18.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores

CIC
11/06/2010

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores é um evento nacional organizado pela Fundação da Juventude, desde 1992, e tem como objectivo promover os ideais de cooperação e intercâmbio de projectos desenvolvidos por jovens nas nossas escolas. Pretende ainda estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência e da Tecnologia por via da Investigação, da Criatividade e da Inovação.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Do Conhecimento ao Oceanário
 
  Duas menções honrosas no
  18.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores.


O Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores é um evento nacional organizado pela Fundação da Juventude, desde 1992, e tem como objectivo promover os ideais de cooperação e intercâmbio de projectos desenvolvidos por jovens nas nossas escolas. Pretende ainda estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência e da Tecnologia por via da Investigação, da Criatividade e da Inovação.

Mais uma vez o CIC marcou presença neste concurso de âmbito nacional que decorreu no Museu da Electricidade – Fundação EDP em Lisboa. Após a fase de apreciação e análise dos projectos submetidos à primeira avaliação do Júri, foram seleccionados 101 projectos a nível nacional (7 dos quais do CIC) para serem apresentados na IV Mostra Nacional de Ciência e avaliados presencialmente pelo Júri.

Os projectos seleccionados do CIC foram:

Área das Ciências Médicas (entre 4 projectos seleccionados a nível nacional):

Título: HAliJov – Investigação sobre Hábitos Alimentares dos Jovens
Nome do Autor (1): Ana Patrícia Pacheco Pintassilgo
Nome do Autor (2): Marco André Carvalho Carreira de Araújo
Prof. Coordenador: José Manuel Pereira da Silva

Engenharias (entre 15 projectos seleccionados a nível nacional):
Título: ARA - Aproveitamento e Reciclagem Água
Nome do Autor (1): Andreia Cristina Dias Duarte
Nome do Autor (2): Maria João Almeida Rocha
Prof. Coordenador: José Manuel Pereira da Silva

Título: POHel - Peça Ornamental Heliostática – MENÇÃO HONROSA
Nome do Autor (1): Ana Teresa Ribeiro Vaz
Nome do Autor (2): Rita Francisca Soares Costa
Nome do Autor (3): Maria Inês Fernandes Lapa
Prof. Coordenador: Ana Teresa Coutinho Costa Gonçalves Pinto

Informática / Ciências da Computação (entre 7 projectos seleccionados a nível nacional):

Título: MRM Browser – MENÇÃO HONROSA
Nome do Autor: João Filipe da Silva Alves
Prof. Coordenador: Miguel Ângelo Coelho Silva

Título: NXT_Print
Nome do Autor: Cristiano Filipe Teixeira Alves
Prof. Coordenador: Miguel Ângelo Coelho Silva

Título: Robô Explorador
Nome do Autor: Ricardo Gomes da Rocha
Prof. Coordenador: Miguel Ângelo Coelho Silva

Química (entre 8 projectos seleccionados a nível nacional):
Título: PCGM - Prevenção da Corrosão Galvânica entre Metais
Nome do Autor (1): Ana Rita Almeida Soares
Nome do Autor (2): Anabela Costa Ramalho
Nome do Autor (3): David Armando de Oliveira Pinto
Prof. Coordenador: José Manuel Pereira da Silva

A mostra decorreu de 27 a 29 de Maio, no Museu da Electricidade, em Lisboa, onde alunos e professores teriam de montar e apresentar os trabalhos. Assim, logo no dia 27 às 7 da manhã começou um longo e duro dia com a dificuldade de carregar o autocarro de 24 lugares com todas as “tralhas”, equipamentos e comitiva com destino a Lisboa, onde teríamos de montar o Stand de cada projecto até às 13 horas. Com a dedicação e empenho dos alunos (que foi notável em todos os sentidos) e professores tudo estava pronto à hora prevista. O dia estava longe de terminar, já que a Mostra era aberta ao público e como tal os alunos tinham que estar presentes no Stand de forma a apresentar os seus trabalhos ao público e sobretudo ao Júri, que passaria individualmente por cada projecto. A tarde começou com a cerimónia de Abertura que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias. Após um dia longo e com o cansaço a pesar sobre todos faltava ainda carregar o “corpo” e as malas para o Centro de Lazer da Caparica, onde ficámos alojados. Ainda assim, os alunos conseguiram arranjar energia para conviver com discentes de várias escolas, alojados no mesmo local e o professor José Manuel conseguiu arrastar os dois colegas (Miguel e Ana) e mais alguns alunos para uma caminhada que mais pareceu uma maratona…

Carregadas as baterias após uma noite de sono para alguns, o dia 28 começou cedo, pois tínhamos que estar na mostra às 9h30, o que implicava passar a ponte 25 de Abril num horário quase proibitivo. Durante o dia 29 os alunos apresentaram os trabalhos das 10h às 17h30, com uma pequena pausa para almoçarem e para participarem no Jogo “Caça ao Tesouro”, promovido pela Revista Super Interessante, no interior do museu. Terminaram o dia a assistir à conferência “À Descoberta do Património Genético Português”, pela Dr.ª Luísa Pereira, Investigadora do IPATIMUP. Entretanto, alguns alunos do 12.º ano vieram de comboio para casa porque faziam questão de participar no Baile de Finalistas e regressariam no dia seguinte pela manhã. Um agradecimento especial à Associação de Pais do CIC que com o prémio atribuído permitiu aliviar os custos da viagem de comboio para estes alunos. Aos restantes só faltava mesmo regressar à Caparica para novamente carregar as baterias.

Dia 28, o trânsito mais calmo, já que era sábado, permitiu uma saída mais tardia e calma. Chegados ao museu da Electricidade, recebemos a visita do nosso Director Pedagógico Adjunto, Dr. José Pedrosa. Pelas 12h, era hora de saber o resultado final da apreciação do júri que premiou o projecto MRM Browser e o projecto POHel - Peça Ornamental Heliostática com Menções Honrosas. Restava desmontar, carregar e voltar a casa (dito assim até parece fácil). E assim foi, desmontámos, carregamos e antes de voltar a casa, a “praxe” manda ir comer uns pastéis de Belém, e foi o que fizemos…

Para terminar um destaque aos nossos alunos, pois foram realmente motores de energia e inovação, quer pelos trabalhos que desenvolveram quer pela forma como se portaram e representam o CIC e os seus professores. Quanto aos resultados, tendo em conta o número e a qualidade dos trabalhos presentes, julgo que foram bastante positivos, pois, para além da presença significativa de projectos do CIC, ainda alcançaram duas menções honrosas. Resta prometer que para o ano há mais!!!

 

GALERIA DE IMAGENS