Huelva: uma visita bem diferente…

CIC
29/04/2010

No passado dia 13 de Abril de 2010, a turma de 12º ano do curso de Química, Ambiente e Qualidade partiu em direcção a Huelva, cidade do sul de Espanha, com o objectivo de conhecer um dos maiores complexos industriais daquele país e o maior em indústria Química da Peninsula Ibérica.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Dia Europeu das Línguas
 
    Huelva: uma visita bem diferente…  








 


No passado dia 13 de Abril de 2010, a turma de 12º ano do curso de Química, Ambiente e Qualidade partiu em direcção a Huelva, cidade do sul de Espanha, com o objectivo de conhecer um dos maiores complexos industriais daquele país e o maior em indústria Química da Peninsula Ibérica.

Tal como previsto, partimos do Colégio pelas 8 horas da manhã, convenientemente preparados com o nosso farnel, malas com roupa para 4 dias e, claro, com os ouvidos cheios das recomendações dos pais. Esperavam-nos aproximadamente 10 horas de viagem de autocarro, durante as quais nos procurámos distrair da melhor maneira possível: vendo alguns filmes e ouvindo música nos inevitáveis i-pods e outros leitores do género. Filme após filme, sempre interrompidos pelas necessárias paragens para conforto do estômago, chegámos finalmente ao Albergue Juvenil de Huelva, situado nas imediações da cidade, junto à praia.

Houve, então, tempo para o reconhecimento do local: os quartos que iriam ser o nosso “quartel-general” durante quase uma semana, o campo de jogos, e ainda a praia, tão próxima. Após o jantar, pudemos visitar, por fim, o centro da cidade, numa caminhada nocturna.

A manhã do dia seguinte foi preenchida com uma visita à fábrica da Fertibéria, uma das maiores empresas da região. Antes, porém, saímos do autocarro para podermos tirar fotografias em grupo no local de onde Cristóvão Colombo terá partido, em tempos, na sua viagem de descoberta das Américas. No local, é visível uma estátua construída em homenagem ao navegador, um dos mais queridos pelos espanhóis.
Fotografias tiradas, momento imortalizado, pudemos seguir em direcção ao nosso destino, a fábrica de fertilizantes, na qual nos foi dado a conhecer pela Eng.ª Maria José tanto o processo produtivo do ácido sulfúrico (um dos componentes para a produção de fertilizantes), como as instalações onde o mesmo ocorria. Foi possível, desta forma, consolidar conhecimentos adquiridos em algumas disciplinas técnicas do curso que frequentamos, de uma forma lúdica e aplicada à vida real.

Após o almoço, oferecido pela empresa, seguimos numa visita ao Molle das Caravelas, onde vimos gigantescas réplicas das caravelas La Nina e La Pinta, assim como da nau Santa Maria, comandada em tempos por Cristóvão Colombo. Vimos também um documentário, com cerca de 20 minutos, que relatava a coragem e o espírito de sacrifício de todos os navegadores, tanto portugueses como espanhóis, que tiveram o mérito de “descobrir outros mundos”.

De volta ao Albergue Juvenil, as condições atmosféricas não foram propícias a actividades outdoor, pelo que passámos algumas horas em convívio, até ao momento do jantar.

O dia seguinte reservava-nos uma viagem à serra de Huelva, a fim de visitar as minas de Rio Tinto, cuja origem remonta à Idade do Cobre; porém, estas minas só começaram a ser convenientemente aproveitadas por volta do séc. XVIII, numa autêntica Revolução Industrial introduzida pelos Britânicos. Visitámos primeiramente o museu das minas, seguindo-se uma viagem até às minas propriamente ditas, onde pudemos aprender mais sobre aquele estranho rio de cor avermelhada, o Rio Tinto.

A intensa coloração deste rio é devida à oxidação do ferro feita por bactérias extremófilas, isto é, que habitam em locais com condições muito extremas: neste caso, o Rio Tinto possui um pH de 2 e é um local onde seria inimaginável a existência de vida.

Conforme o guia que nos acompanhava explicou, a NASA está actualmente a desenvolver estudos na região, por pensar que as condições deste local são bastante semelhantes às existentes no planeta Marte.

Para a tarde, estava agendada uma visita turística a Sevilha, onde tivemos a oportunidade de melhor conhecer esta cidade que é, afinal, a capital da Andaluzia, assim como as suas tradições e o seu comércio.

De volta ao Albergue Juvenil, após o jantar, era tempo de arrumar as malas e guardar nelas recordações que nos acompanharão na vida. Assim, dia 16 de Abril, deixámos Huelva, com destino ao Colégio Internato dos Carvalhos, não sem antes pararmos no Parque das Nações, em Lisboa, para um almoço em grupo. Chegámos, por fim, ao nosso destino, por volta das 18 horas, extremamente cansados da viagem, mas também satisfeitos com a fantástica semana que tínhamos partilhado e com os conhecimentos adquiridos em Huelva.

 


 

GALERIA DE IMAGENS