CPAS2010@CIC

CIC
04/05/2010

No passado dia 29/4/2010, como vem sendo prática nos últimos 6 anos, a quinta-feira da semana da EXPOCIC é dia de CPAS. Este ano, responderam à convocatória cerca de 80 equipas de 18 escolas, não só do distrito do Porto como de outras localidades.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Do Conhecimento ao Oceanário
 
  CPAS2010@CIC


No passado dia 29/4/2010, como vem sendo prática nos últimos 6 anos, a quinta-feira da semana da EXPOCIC é dia de CPAS. Este ano, responderam à convocatória cerca de 80 equipas de 18 escolas, não só do distrito do Porto como de outras localidades.

No ano em que se registou a maior participação de sempre, ainda assim, a organização viu-se forçada a rejeitar inscrições, pois, por via da utilização dos computadores dos laboratórios de informática nos stands da EXPOCIC, não tínhamos capacidade para acolher todos os que queriam estar presentes.

Esse facto prova que o CPAS mantém uma grande vitalidade o que muito orgulha o Departamento de Informática e, em particular, a organização deste concurso.

O dia começou como habitualmente com a recepção dos concorrentes. Nesta fase, as equipas fazem o “check-in”, sendo-lhes entregues crachás identificativos e distribuídas pelos laboratórios e postos. De seguida, cada equipa dirigiu-se ao posto que lhe foi atribuído, para se “familiarizar” como o seu local de concurso e para garantir que as ferramentas utilizadas na prova funcionavam devidamente. Concluída esta fase, como prevê o programa, os alunos e professores, em particular os externos ao Colégio, visitaram a EXPOCIC e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa instituição centenária.

Pelas 11:30, todos se dirigiram ao auditório da EXPOCIC para a recepção formal dos concorrentes. Iniciou as intervenções a Dra. Mª Manuel Saavedra, que, na qualidade de organizadora do evento, deu as boas vindas e apresentou a mesa. De seguida, usou da palavra o Dr. José Manuel Pedrosa, director pedagógico-adjunto do Colégio, que cumprimentou e agradeceu a presença de todos, relevou a importância da participação nestas actividades para o desenvolvimento académico dos alunos e para a sua vida futura e fechou a sua intervenção deixando um voto de sucesso para todos. Seguiu-se a leitura e explicação das regras do concurso a cargo do Dr. Paulo Pinho, coordenador do Departamento de Informática. Por fim, o mestrando em engenharia informática Miguel Oliveira, vencedor da 1ª edição do CPAS e actual competidor ao mais alto nível em concursos de programação pela FEUP, referiu-se à importância da participação em eventos deste tipo e como estes podem ser relevantes para o currículo de cada um, dando como exemplo que um dos anteriores vencedores do CPAS se encontra actualmente a estagiar na Google na Suíça!

Seguiu-se o almoço e, às 13 horas, iniciou-se a prova.

Logo de início, a superioridade dos Pythonists ficou vincada. Os vencedores da anterior edição vieram dispostos a defender e a revalidar o título e impuseram um ritmo alucinante: ao fim de cerca de 40 minutos tinham metade dos problemas resolvidos! Esta rapidez e certeza nas resoluções são dignas de registo, pois só estão ao alcance daqueles que têm grande criatividade nas soluções, um perfeccionismo levado ao extremo e uma grande dedicação.

Depois aconteceu o impensável e que por pouco era a maior surpresa em todas as edições do CPAS: os Pythonists, a despeito da superioridade que vinham a demonstrar, quase que iam deitando tudo a perder. No sexto problema, resultado de uma distracção, gastaram muito tempo e atingiram o número máximo das submissões permitidas, permitindo que a equipa Os do Costume os alcançasse e ultrapassasse por algum tempo!

Mas a surpresa acabaria por não se concretizar, fazendo uso da sua maior maturidade e experiência em concursos, os Pythonists “pegaram” nos problemas mais complexos e não deram hipótese à concorrência, descolando para uma vitória com todo o mérito e sem contestação. Por fim, uma palavra para os representantes do Colégio no pódio, os Last_Chance, que defenderam com brio as nossas cores atingindo um meritório 3º lugar.

E a prova terminou.

Seguiu-se o encerramento e entrega de prémios a cargo do Pe. Cavadas, Director Pedagógico do Colégio, que, com a sua informalidade e bom humor habituais, dispôs todos bem após 3 horas de grande stress.

Parabéns a todos os participantes independentemente do seu resultado, porque ao participarem mostraram uma atitude positiva perante os desafios e enriqueceram os seus conhecimentos, o que será valorizado não só no seu contexto académico actual como no futuro na sua vida académica ou profissional.

Por fim, os agradecimentos da organização aos alunos que deram apoio durante a prova aos concorrentes, liderados pela Dra.Virgínia Matos, que foram de uma dedicação, simpatia e profissionalismo, que fariam corar de vergonha muitos ditos profissionais.

Equipas premiadas:


1º Lugar: Pythonists
David Ferreira e Francisco Huhn
Escolas Secundárias Maria Lamas e Sá da Bandeira – Torres Novas, Santarém


2º Lugar: Os do costume

Frederico Cerveira e Pedro Almeida Reiss
Escola Secundária de Avelar Brotero - Coimbra


3º Lugar: Last_Chance
João Filipe Pinho Gomes e Ricardo Timóteo Martins Pinho
Colégio Internato dos Carvalhos – Vila Nova de Gaia

Resultados:

#

Instituição

Equipa

Com Erros

Tentados

Resolvidos

HH:MM

Pontos

1

Escolas Secundárias Maria Lamas e Sá da Bandeira

Pythonists

7

9

8

2:23

800

2

Escola Secundária de Avelar Brotero

Os do costume

0

7

7

1:41

700

3

CIC

Last_Chance

4

6

6

2:0

600

4

Colegio Internato dos Carvalhos

猿渡@cic.t2

4

5

5

2:10

500

5

Colégio Internato dos Carvalhos

AA's

5

5

5

2:11

500

6

Colégio Internato dos Carvalhos

O LabregoO e o PretoO ^^

3

5

5

2:40

500

7

Colégio Internato dos Carvalhos

Ciclos_oo

1

5

5

2:42

500

8

Colégio Internato dos Carvalhos

Os cracha pc's

3

5

5

2:46

500

9

Colégio Internato dos Carvalhos

POX

2

5

4

2:3

400

10

Colégio Internato dos Carvalhos

BlackBomb

3

4

4

2:13

400

11

Colégio Internato dos Carvalhos

PS TEAM

3

4

4

2:51

400

12

Escola Secundária com 3º ciclo de Pombal

Topogigio

11

4

3

0:41

300

13

CIC

Os Irmãos PAS & CAL T3

0

3

3

0:43

300

14

Instituto D. João V

Spektro's

4

5

3

1:5

300

15

Colégio Internato dos Carvalhos

WinningTeam

5

4

3

1:12

300


As Fotos
(Os interessados em adquirir fotos adicionais do CPAS, podem fazê-lo no site da VideoLógica - www.videologica.pt, utilizando o Código do Evento: 100426CP)


Patrocínio:

 

 

GALERIA DE IMAGENS