AJ Esclarece

12º AJD
12/02/2010

Pelo segundo ano consecutivo, a rubrica «AJ Esclarece» pretende sensibilizar a escola contra a violência no namoro. As flores, os chocolates, os jantares a dois são indiscutivelmente importantes, mas perdem o sentido quando envolvidas pela discreta presença da violência física, psicológica e emocional.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Dia Europeu das Línguas
 
   AJ Esclarece









Mais do que um feliz dia dos namorados, desejamos um feliz namoro!

1 em 4 jovens já experimentou a violência no namoro “ de acordo com uma investigação da Universidade do Minho.

Pelo segundo ano consecutivo, a rubrica “AJ Esclarece” pretende sensibilizar a escola contra a violência no namoro. As flores, os chocolates, os jantares a dois são indiscutivelmente importantes, mas perdem o sentido quando envolvidas pela discreta presença da violência física, psicológica e emocional.

É crucial acabar com a tendência para desculpar e tolerar a agressão, justificando-as com mitos instituídos “Só bate porque gosta de mim”, “a culpa é minha”, “entre homem e mulher ninguém mete a colher”, “ciúme é prova de amor”, entre outras.

O nosso trabalho vai no sentido de informar os colegas para a importância de construírem relações saudáveis, mantendo-os alerta para o aparecimento de sinais de violência. Neste sentido produzimos duas linhas e cartazes que se encontram nos dois pólos do CIC, com linguagem adequada aos públicos destinatários. Pode consultá-los online.

                    Cartazes do Ensino Básico
                    Cartazes do Ensino Secundário

Pela nossa formação na área do Direito, aproveitamos para esclarecer que o Código Penal prevê sanções para estas situações, bem como salientamos a existência de Centros de Apoio para a vítima.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Apoio emocional: 707 200 077
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Apoio emocional (Porto): 225 502 957


12º AJD

 


 

GALERIA DE IMAGENS