Visita de Estudo a Lisboa

Alexandra Santos e Joana Alves - 12ºPT
12/02/2009

À semelhança do ano anterior, os alunos de Património e Turismo rumaram à capital para uma visita de estudo orientada para 3 pontos distintos: a Cidade de Lisboa (zona histórica Baixa-Chiado e a zona moderna Parque Expo), o Museu Nacional do Traje e da Moda e Museu Nacional do Teatro e a BTL – Feira de Turismo de Lisboa.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Visita de Estudo a Lisboa  Cidad
 
Visita de Estudo a Lisboa
Cidade de Lisboa, Museu Nacional do Traje e da Moda e Museu Nacional do Teatro, BTL


À semelhança do ano anterior, os alunos de Património e Turismo rumaram à capital para uma visita de estudo orientada para 3 pontos distintos: a Cidade de Lisboa (zona histórica Baixa-Chiado e a zona moderna Parque Expo), o Museu Nacional do Traje e da Moda e Museu Nacional do Teatro e a BTL – Feira de Turismo de Lisboa. Foi assim possível assimilar melhor os conhecimentos adquiridos nas aulas sobre os seguintes assuntos: as dinâmicas do turismo em cidades, os museus nacionais e a importância de um mega-evento para o desenvolvimento turístico de um país.

Após a chegada à capital, desbravámos caminho pelas ruas do centro histórico de Lisboa, nomeadamente a Praça do Comércio, a Rua Augusta, o Rossio e o Chiado, tirando muitas fotografias, com uma verdadeira alma de turista.

Após o almoço, no centro de Lisboa, foi tempo de visita aos museus. No Museu Nacional do Traje e da Moda vimos colecções de vestuário e acessórios pertencentes, sobretudo, à Casa Real. Inclui peças deixadas em Lisboa depois da partida da Família Real para o Brasil, aquando das invasões francesas. O Museu Nacional do Teatro é um espaço dedicado ao teatro e às artes cénicas, um dos géneros artísticos mais complexos pelo encontro que faz de várias áreas criativas: a escrita dramática, a música, a coreografia, as artes plásticas, a luz e a imagem.
Antes da BTL foi ainda possível observar um pouco da Lisboa moderna, resultante das heranças da Expo98: foi possível perceber porque a nossa capital foi posta no mapa europeu das cidades modernas. Avenidas largas, arquitectura moderna e edifícios futuristas dominam a paisagem do actual parque expo, dominado por edifícios como o Oceanário de Lisboa, a Torre Vasco da Gama, a Gare do Oriente e o Pavilhão Atlântico

De seguida atingimos o principal dos nossos objectivos: BTL 2009. Espalhados por quatro pavilhões encontrámos os diferentes países do mundo a promoverem o seu turismo, desde panfletos, sorteios, animações e mascotes, tudo se arranjava para cativar o maior número de pessoas e empresas. Os pavilhões em que Portugal representava as suas diferentes regiões estavam muito bem constituídos, sendo os Açores e o Algarve as zonas com maior destaque e melhor organização. Apesar de tudo, a crise fez-se sentir também na maior feira de turismo a nível nacional, pois relativamente ao investimento feito na concepção dos stands e no material publicitário revelou-se uma diminuição de recursos em relação ao ano anterior.

De regresso ao norte, concluímos que a visita fora proveitosa para o aprofundamento desta nova esfera de conhecimentos referente ao estado do turismo nacional que irá enfrentar no ano de 2009 um novo desafio.

A organização da viagem esteve a cargo dos professores Carla Araújo, Miguel Cunha e Sérgio Pereira.
 

Fotos Museu Nacional do Traje e da Moda:


Fotos Museu Nacional do Teatro:


BTL – Feira de Turismo de Lisboa :

   


Alexandra Santos e Joana Alves - 12ºPT

 

 

GALERIA DE IMAGENS