Visita de estudo ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Prof. Isabel Cristina
03/12/2008

Na semana de 24 a 28 de Novembro, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) abriu as suas portas às escolas durante a Semana da Ciência e Tecnologia oferecendo um conjunto de palestras, sessões interactivas com cientistas, tertúlias, entre outras acções, subordinadas ao tema central «Como se mede a Saúde?».

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Nova página 1
 
VISITA DE ESTUDO AO
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DR. RICARDO JORGE

Na semana de 24 a 28 de Novembro, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) abriu as suas portas às escolas durante a Semana da Ciência e Tecnologia oferecendo um conjunto de palestras, sessões interactivas com cientistas, tertúlias, entre outras acções, subordinadas ao tema central “Como se mede a Saúde?”.

O INSA é um organismo público integrado na administração indirecta do Estado, sob a tutela do Ministério da Saúde, dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e património próprio.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 – Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no sector da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.

O INSA dispõe de unidades operativas em Lisboa, no Porto e em Águas de Moura, e está organizado, em termos técnico-científicos, em seis grandes departamentos:

  • Departamento da Alimentação e Nutrição;
  • Departamento de Doenças Infecciosas;
  • Departamento de Epidemiologia;
  • Departamento de Genética;
  • Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas;
  •  Departamento de Saúde Ambiental.

O dia 24 de Novembro foi o eleito para que os alunos das turmas de Biotecnologia da via tecnológica, 11BT1 e 11BT2, visitassem esta instituição, no âmbito da disciplina de Noções Básicas de Saúde. Da responsabilidade do Departamento de Doenças Infecciosas (DDI), tratou-se de um dia dedicado às infecções sexualmente transmissíveis e, neste sentido, acompanhados pelos professores Isabel Cristina e Filipe Coutinho, os alunos do CIC assistiram às palestras “Vírus do Papiloma Humano” e “Chlamydia, Gonorrea, Sífilis”, às quais se seguiu a actividade “Laboratório Interactivo: Da placa ao gene – Diagnóstico Laboratorial das Doenças Infecciosas” com exposições interactivas e filme. O DDI desenvolve actividades nas áreas de bacteriologia, virologia, parasitologia, micologia, imunologia, bem como no estudo de vectores e doenças infecciosas.

Esta actividade revelou-se muito interessante, não só pela possibilidade de aplicação de conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também pela aquisição de conceitos a partir de situações mais próximas da realidade da Saúde Pública. Ressalva-se que, mais uma vez, os alunos do colégio estiveram à altura dos desafios saber fazer, saber ser e saber estar.


Para mais informações, consultar a página oficial do INSA: http://www.insarj.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/portalInicio.aspx


Prof. Isabel Cristina
 

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS