Notícias do Curso de Património e Turismo

Curso PT
15/05/2009

O InterRail foi o tema apresentado este ano no stand de Património e Turismo na Expocic2009; Na EXPOCIC/Semana Cultural 2009 o Curso de Património e Turismo destacou e elaborou uma exposição sobre as actividades do curso; «Ludus» um jogo de conhecimento, organizado pelos alunos do 12ºPT

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Já fizeste o teu InterRail
 
  Notícias do Curso de
  Património e Turismo


Já fizeste o teu InterRail?

O InterRail foi o tema apresentado este ano no stand de Património e Turismo na Expocic2009 (nas fotos), onde os alunos apresentaram e explicaram aos visitantes este tipo de viagem. O InterRail é um conceito de viagem nascido na Europa, desenvolvido por jovens que, de forma económica e num curto espaço de tempo, pretendem conhecer os países europeus, utilizando como meio de transporte o comboio.

Fazer um InterRail é comum entre os jovens da Europa, sendo uma tendência ainda a chegar a Portugal. As vantagens de fazer um interrail são muitas, nomeadamente: abrir horizontes, adquirir conhecimentos, desenvolver o espírito de independência e, sobretudo, conhecer países, culturas, espaços e monumentos.

O filme “Before Sunrise” conta a história de dois jovens que se conhecem numa viagem de InterRail na Europa, tendo a história continuidade mais tarde no filme “Before Sunset”, onde as duas personagens se reencontram em Paris. São dois filmes a ver, ambos realizados por Richard Linklater e interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy.

Já fizeste o teu InterRail? Começa a pesquisar, e descobre mais sobre o tema em: www.interrailnet.com ou www.cp.pt.

Sérgio Pereira



 


Exposição “Património e Turismo em Slide-Show”


Na EXPOCIC/Semana Cultural 2009 o Curso de Património e Turismo destacou e elaborou uma exposição sobre as actividades do curso. Sendo um curso onde a componente prática é essencial e onde são desenvolvidas visitas de estudo e diversas actividades, os alunos acharam por bem dar a conhecer à comunidade educativa algumas dessas actividades.

Nesta exposição foi feito destaque a diversas visitas de estudo efectuadas todos os anos lectivos, nomeadamente ao Museu Soares dos Reis, à BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, ao Aeroporto do Porto, Porto Sheraton Hotel e à Casa da Música.

A Exposição “ Património e Turismo em Slide-show” teve lugar numa parte do stand do curso na Expocic, através de exposição em formato fixo (cartazes de divulgação) e formato digital (projecção em slide-show).
 

 

 “Ludus”: um jogo de conhecimento, organizado pelos alunos do 12ºPT

Decorreu no dia 27 de Abril o “LUDUS”, um jogo cultural organizado pelos alunos do 12º ano do Curso de Património e Turismo. Esta foi mais uma das actividades desenvolvidas pelo curso para a EXPOCIC / Semana Cultural 2009.

Este Jogo, com questões variadas, foi inspirado no modelo do famoso “Trivial Pursuit” onde as questões eram de diferentes áreas, como a história, ciências, personalidades, lazer e viagens e português. Organizados em equipas, os participantes foram respondendo às perguntas, num ambiente descontraído e divertido, os conhecimentos dos alunos foram postos à prova e muitos outros foram apreendidos!

Os vencedores, após muitas perguntas e neurónios gastos, foram os alunos: Pedro Macário, Luís Miguel e Filipe (12º AD1), Ricardo Silva, Gonçalo Guimarães e Rui Silva (11º PT). Foram entregues prémios que incluíram Cruzeiros no Rio Douro, oferecidos gentilmente pela ViaDouro, uma empresa que desenvolve diferentes viagens de cruzeiro no Rio Douro, um cheque-oferta oferecido pela Papelaria dos Carvalhos (Claret ) e vales de oferta para actividades desportivas, oferecidos pelo Grupo Desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos.

Aqueles que infelizmente não conseguiram responder acertadamente a 20 questões, pelo menos, ficaram com novos conhecimentos e puderam desfrutar do convívio proporcionado por este encontro.

Alexandra Santos (12PT)


 

 

 

GALERIA DE IMAGENS