Visita de estudo à Cidade das Profissões

Carla Araújo
24/03/2009

No dia 27 de Fevereiro de 2009, os alunos dos 11.º e 12º anos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, com a companhia das professoras Carla Araújo e Maria José Queirós, partiram em direcção à cidade das profissões do Porto, onde (re) descobriram três instituições de carácter administrativo e sócio - cultural.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
VISITA DE ESTUDO À CIDADE DAS PR
 
VISITA DE ESTUDO À CIDADE DAS PROFISSÕES:
TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO, ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO
E À LIVRARIA LELLO & IRMÃO


No dia 27 de Fevereiro de 2009, os alunos dos 11.º e 12º anos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, com a companhia das professoras Carla Araújo e Maria José Queirós, partiram em direcção à cidade das profissões do Porto, onde (re) descobriram três instituições de carácter administrativo e sócio - cultural. A visita de estudo teve como objectivo promover a interligação da teoria leccionada nas disciplinas de Informação Documental, Técnicas Documentais, Documentação e Arquivo e Informática Aplicada a Serviços Documentais com a prática aplicada na gestão da informação e da documentação no mundo de trabalho.

Iniciámos o itinerário com a visita guiada ao Tribunal da Relação do Porto que foi orientada pelo Sr. Presidente da Relação, onde os alunos e respectivas professoras puderam admirar, entre várias áreas, a magnífica Sala de Audiências, rasgada por uma porta decorada com brasões em bronze, que ilustram os distritos judiciais do Porto e decorada, no seu interior, pelos frescos do pintor Martins Barata. Puderam, ainda, ver a Sala de Sessões, Museu Judiciário e, por fim, o Arquivo e a Biblioteca que divulgam, em simultâneo, o património artístico, bibliográfico e arquivístico que está sob a sua tutela. Três unidades documentais instaladas num tribunal de referência na cidade invicta.

Em seguida, por razões de gestão de tempo, a turma do 11.º ano seguiu o itinerário em direcção ao Arquivo Distrital do Porto e a turma do 12.º ano fez um pequeno desvio pela Rua das Carmelitas para visitar a Livraria Lello & Irmão.

No Arquivo Distrital do Porto, os alunos do 11.º ano foram recebidos pela Dr.ª Anabela Oliveira que orientou toda a visita guiada divulgando algumas áreas, serviços e o vasto património arquivístico referente ao distrito do Porto, disponível para todos os utilizadores.

Os alunos do 12.º ano foram visitar a Livraria Lello & Irmão, consagrada como uma das livrarias mais belas do mundo. Ficaram deliciados pelo seu estilo arquitectónico e pelo seu espaço de tradição livreira, que convida ao prazer da leitura e da cultura.

Carla Araújo
 

 

 

GALERIA DE IMAGENS