Porto Tour

Inês Lapa 11ºAG
29/01/2009

Quantas vezes vivemos num sítio há tanto tempo e apesar disso desconhecemos aquilo que de melhor há ao nosso redor…? É o que podemos sentir em relação à cidade do Porto. Uma cidade tão cheia de coisas para nos oferecer, e no entanto tão escondida para muitos…

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Porto Tour
 
Porto Tour


Quantas vezes vivemos num sítio há tanto tempo e apesar disso desconhecemos aquilo que de melhor há ao nosso redor…? É o que podemos sentir em relação à cidade do Porto. Uma cidade tão cheia de coisas para nos oferecer, e no entanto tão escondida para muitos… E foi com o objectivo de passarmos a conhecer alguns lugares tão entranhados na história da nossa cidade que, no passado dia 9 de Janeiro, o professor Aníbal Couto levou algumas das suas alunas da turma de Artes do 11º ano, para mostrar esses tais pedaços de história e outros tão ligados à nossa área.

Começando pelo Cinema Batalha, fundado em 1947, e que era o antigo destino dos portuenses para assistirem à estreia dos filmes. Actualmente, em estado de requalificação, tem em funcionamento um restaurante, dois bares e recebe ainda diferenciados eventos.

Seguiu-se o Ateneu Comercial do Porto, um edifício outrora espaço de convívio com sala de jogos, onde dezenas de sócios aí passavam as suas horas vagas. Embora cada vez menos frequentado, o seu interior continua a merecer cuidada manutenção e logo à entrada somos acolhidos por uma grandiosa escadaria que nos conduz a uma elegante sala de baile, onde podemos ainda imaginar as damas a serem convidadas pelos respectivos cavalheiros para mais uma valsa.

O nosso destino seguinte foi a famosa Livraria Lello e Irmão. Um espaço centenário, cuja fachada mereceu a classificação do Património Mundial, é considerado uma das livrarias mais belas do mundo. Para além das suas magníficas instalações, destaca-se também a Galeria de Arte permanente e o salão de convívio e de chá no 1º andar.

O Centro Português de Fotografia foi a nossa escolha seguinte. Antiga Cadeia da Relação do Porto, foi restaurada e transformada num local de exposições. Pudemos visitar a exposição denominada “O Livro Vermelho de um Fotógrafo Chinês”, da autoria de Li Zhensheng. Esta exposição é um testemunho de quem viveu bem de perto a tortura e a ameaça da guerra.

Na nossa última paragem, e de modo a terminar da melhor maneira a nossa “visita”, dirigimo-nos ao Café Guarany, situado na Avenida dos Aliados. Existente desde 1933, oferece um agradável ambiente e grande qualidade de serviço. São de salientar também as enormes telas da pintora Graça Morais que aí estão expostas e que contribuem, sem dúvida, para criar este ambiente tão característico.

Lugares de história que vão desde grandiosos monumentos até às ruas mais estreitas. Todos eles com os seus segredos, com a sua história para contar. Todos eles peças fundamentais no percurso desta cidade, agora um pouco mais nossa.


Inês Lapa 11 AG
(Visita realizada no âmbito da disciplina de Desenho A)

 

GALERIA DE IMAGENS