O Colégio presente na 21ª Edição das Olimpíadas de Informática

DICIC
02/06/2009

Mais uma vez, no dia 29 de Maio de 2009, o Colégio esteve presente na fase final da 21ª Edição das Olimpíadas de Informática, com uma equipa constituída por 6 alunos do Curso de Informática.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Colégio presente na 21ª Edição
 

O Colégio presente na 21ª Edição das Olimpíadas de Informática


Mais uma vez, no dia 29 de Maio de 2009, o Colégio esteve presente na fase final da 21ª Edição das Olimpíadas de Informática, com uma equipa constituída por 6 alunos do Curso de Informática.


Da Esq. para a Dir. Dr. Paulo Pinho, Diogo Basto. Diogo Pinho, Gabriel Damaso,
Drª Maria Manuel Saavedra, Jorge Barbedo, Rúben Aguiar e Filipe Mota

A prova decorreu no Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, reunindo 29 alunos oriundos de 20 diferentes escolas, representando 19 diferentes Concelhos do País, de 11 diferentes Distritos ou Regiões Autónomas. Num novo recorde das Olimpíadas, teve também a presença de 3 alunas na final. Dos 29 alunos apenas 9 repetiram a presença numa final, havendo 2 «repetentes» por parte da equipa do Colégio.

O Colégio, que se havia sagrado «Campeão Nacional» nas últimas duas edições, entrou na prova com justificadas expectativas de obter um bom resultado.

Na sessão de boas-vindas e apresentação, a organização informou os concorrentes e professores acompanhantes da grande contrariedade da edição deste ano: não haveria lugar a estágio e haveria a forte possibilidade de não ser possível levar uma equipa de quatro concorrentes às Olimpíadas Internacionais, a realizar na Bulgária, só estando assegurada a presença do primeiro classificado! A justificação é a do momento: a crise e a falta de patrocínios que possibilitem a presença da habitual equipa de 4 elementos.

Com mais este factor de pressão, pois sabiam que teriam de ganhar para estar presentes na IOI, os concorrentes iniciaram a prova.

Após 4 horas de intensa competição, com 3 problemas que se revelaram de elevado grau de dificuldade para a generalidade dos concorrentes e sob um calor abrasador que se fazia sentir nas salas de prova, os participantes acabaram a prova naturalmente esgotados.

Seguiu-se a entrega de medalhas e prémios de participação. De seguida, concorrentes, organização e professores acompanhantes deslocaram-se para o Hotel Ipanema, onde teria lugar o jantar de confraternização e o conhecimento dos resultados finais.

Na mesa do Colégio – o Colégio é a única escola que tem normalmente concorrentes em número suficiente para «preencher» uma mesa –, as formas de lidar com a ansiedade eram claramente distintas de acordo com a personalidade de cada concorrente. Variavam dos que disfarçam a ansiedade com a sua forma de estar extrovertida, aos que a demonstram sem subterfúgios. Não obstante, o clima foi sempre de saudável confraternização entre alunos e professores, que se traduziu em momentos inesquecíveis para todos os presentes.

Por fim, foram conhecidos os resultados!

O grande vencedor foi Rafael Schimassek da Escola Secundária Jóse Estêvão – Aveiro.

Quanto ao Colégio, embora não tenhamos conseguido, individualmente, renovar o nosso título de «Campeão Nacional», a nossa equipa, não desiludiu, obtendo individualmente a Medalha de Bronze, por Diogo Basto e o 5º, 6º e 7º lugares por, respectivamente, Diogo Pinho, Gabriel Damaso e Rúben Aguiar.

Ficamos à espera, que o nosso melhor classificado, Diogo Basto, tenha ainda a possibilidade de representar Portugal, nas IOI na Bulgária, facto que seria de inteiro merecimento.

Parabéns a todos os que se envolveram intensamente e que foram inexcedíveis na forma como tentaram dar o seu melhor. Para esses a vitória já tinha sido há muito conseguida!

Boa sorte para o Rúben Aguiar que, sendo aluno do Curso de Informática, irá representar Portugal, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física.
 

 

 

GALERIA DE IMAGENS