Dia de S. Valentim

12ºBT2
10/02/2009

No próximo dia 14 de Fevereiro, comemora-se o Dia dos Namorados. Este ano a turma BT2, do 12.º ano, aceitou um desafio da professora de Português: relembrar uma tradição muito, muito antiga, bordando alguns lenços de namorados para, quiçá, os entregarem aos seus «conversados».

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Dia de S
 

Dia de S. Valentim
 

No próximo dia 14 de Fevereiro, comemora-se o Dia dos Namorados. Este ano a turma BT2, do 12.º ano, aceitou um desafio da professora de Português: relembrar uma tradição muito, muito antiga, bordando alguns lenços de namorados para, quiçá, os entregarem aos seus “conversados”.
 

Os lenços de namorados ….


Patrícia Lopes

Diz-se que a origem dos lenços de namorado remonta aos séculos XVII-XVIII, quando as jovens bordavam para passar tempo e iam fazendo o seu enxoval. Com o decorrer dos anos, tal actividade passou também a fazer parte do dia-a-dia das “moçoilas” do povo.

No início, estes lenços faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função de adereço. Eram pequenos lenços, normalmente quadrados, de linho ou algodão, bordados ao gosto e inspiração de cada uma.


No entanto, estes lenços tinham outra função:

 Conquista de um namorado.

Uma rapariga, quando chegava à idade de casar, começava a bordar um lenço. Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e era em conformidade com a atitude de este o usar publicamente, ou não, que se decidia pelo namoro. Se o aceitasse, poria o lenço, de forma bem visível, por cima do seu casaco domingueiro: colocava-o ao pescoço com o nó voltado para a frente, usava-o na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do varapau de que os rapazes se faziam acompanhar.


Diana Gomes


Beatriz Duarte

Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga. Se, por acaso, ele aceitasse, mas, mais tarde, trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço juntamente com outros objectos de pertença, tal como fotografias, cartas... (a imaginação que as pessoas tinham naquele tempo... muito melhor do que os sms e os mms’s todos do planeta!).


Carla Cardoso

Podia também acontecer o facto de os lenços se tornarem motivo de uma simples brincadeira ou troca de palavras. Nas festas, os rapazes, intencionalmente, tiravam os lenços às raparigas simulando a existência de uma ligação amorosa.


Joana Oliveira

Quando o rapaz já tinha namorada, o facto de simular uma ligação com outra, ao roubar-lhe o lenço, era muitas vezes motivo de desavença entre a sua namorada e aquela a quem o lenço tinha sido roubado.


Catarina Tavares

Quando eram utilizados pelas suas "donas", na sua indumentária festiva, estes eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender uma das pontas, dando assim ao seu trajar uma graciosidade peculiar.

Os lenços revelavam assim o sentimento da rapariga para com o rapaz, no qual ela escrevia pequenos versos de amor, frases ou símbolos. Nestes lenços, quase sempre, damos conta de erros ortográficos, que denunciam a falta de instrução feminina, pois, na época, a escolaridade era somente destinada aos homens.

Sendo bordados a ponto cruz, estes lenços eram muito trabalhosos e morosos, obrigando a "bordadeira" a ser muito paciente e cuidadosa na sua confecção.


Marlene Gomes

Com o passar dos tempos, foram-se adoptando outros tipos de pontos mais fáceis e rápidos de bordar. Com esta alteração, a decoração inicial dos lenços modifica. As cores originais, preto e vermelho, vão dar origem a uma série de outras cores e outros motivos de decoração, não se perdendo nunca o objectivo principal!
 


Silvana Silva

Um agradecimento especial ao professor de T. P. A. pela dedicada colaboração.

Fonte: http://lendasetradicoes.blogs.sapo.pt/2100.html
(texto adaptado!)

Para toda a Comunidade do CIC, feliz dia de S. Valentim!

 

 

GALERIA DE IMAGENS