Projecto Droide Virtual

Miguel Ângelo
28/04/2009

Ao fim de dois anos de trabalho chegou ao fim o Projecto Droide Virtual, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade da Madeira, onde o CIC se fez representar por uma comitiva de 6 alunos e um Professor.

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Projecto Droide Virtual
 
  Projecto Droide Virtual


Ao fim de dois anos de trabalho chegou ao fim o Projecto Droide Virtual, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade da Madeira, onde o CIC se fez representar por uma comitiva de 6 alunos e um Professor.


Breve descrição do Projecto

O projecto Droide Virtual teve o seu início em Outubro de 2006 com a parceria de escolas secundárias dos Açores, Madeira e Portugal Continental.

Com o objectivo principal de descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento acerca dos conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área, quando os alunos colaboram virtualmente na realização de projectos de robótica, o Colégio dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia e as Escolas Secundárias Manuel Arriaga, nos Açores e Jaime Moniz, na Madeira, iniciaram o projecto com a participação de três estudantes de cada escola e um professor tutor no 1º ano. No 2º ano de projecto participaram o Colégio Internato dos Carvalhos com 6 alunos e um professor tutor, a Escola Jaime Moniz da Madeira e Escola Secundária de Camões de Lisboa com 3 alunos e um professor tutor cada.

Os grupos virtuais são formados por um aluno de cada escola que interagem virtualmente através da plataforma Moodle e MSN. A cada aluno foi fornecido um kit Lego® Mindstorms® NXT, um tabuleiro para a resolução dos desafios e a plataforma de programação NXT S.D.K.

O projecto exige que constantemente os participantes estejam a negociar e a colaborar para conseguirem resolver os desafios propostos. A escolha da linguagem de programação, a construção do robot, o desafio a resolver, são alguns exemplos de negociações que os alunos têm de fazer. As diferentes realidades e níveis de conhecimento de cada um dos participantes exigem uma colaboração efectiva de todos os intervenientes, o que propicia um ambiente rico de aprendizagem.


Se no 1º ano nem tudo correu bem em virtude de algumas falhas de organização dos grupos e de outros factores incontroláveis, neste segundo ano o Projecto teve uma conclusão bem diferente. Todos os grupos tinham um professor tutor cuja função era orientar e apoiar as ideias e resoluções dos desafios por parte de cada grupo, intervindo sempre que existissem dúvidas. Todas as semanas havia pelo menos duas reuniões virtuais onde cada grupo, juntamente com o tutor e sob o olhar atento da responsável pelo projecto Drª Alcione, tentava resolver os 8 desafios propostos.

A conclusão do projecto foi feita na UMA (Universidade da Madeira) onde cada grupo apresentou a sua resolução de cada desafio. A comitiva do CIC era composta por:

  • Miguel Ângelo - Professor Tutor
  • Diogo Basto – 12º IF
  • Cristiano Alves – 11º IF
  • Luís Rodrigues – 11IF
  • João Gomes – 11º IF
  • Ricardo Rocha – 11º IF

Foram 3 dias cansativos, mas muito interessantes e divertidos. A viagem começou no dia 20 de Abril, com saída do CIC em direcção a Lisboa, utilizando o Comboio. Chegados a Lisboa, partimos num voo da EasyJet em direcção ao Funchal, onde nos esperava a Dr.ª Alcione para nos instalar na Pousada da Juventude. Após umas boas 6 horas de viagem, chegou a hora do merecido jantar, onde finalmente todos os elementos se conheceram pessoalmente. Curioso (e divertido) foi ver a diferença entre a imagem que criámos sobre as pessoas e como elas são na realidade.

Para o segundo dia estava reservada a tarefa mais pesada, a apresentação dos desafios. Durante a manhã os grupos reuniram presencialmente pela 1ª e última vez para ajustar pormenores. Durante a tarde decorreu a apresentação pública do projecto (com direito a notícia no Jornal), sob o olhar atento de uma audiência de peso, o Dr. Eduardo Fermé (Director do Departamento de Informática da UMA), a Drª Elsa Fernandes (orientadora da tese de doutoramento da Drª Elci Alcione), a Drª Elci Alcione, responsável e autora do Projecto Droide Virtual, entre outros. A apresentação dos desafios foi feita grupo a grupo e os resultados superaram as expectativas. A tarde terminou com a entrega dos Certificados e Medalhas de Participação e o discurso de encerramento pela Drª Alcione. Após o jantar na UMA, a noite estava reservada para um passeio nocturno pela cidade do Funchal, que decorreu da melhor forma…

O último dia ainda deu tempo para uma breve visita à cidade do Funchal, com direito a provar a famosa Poncha. Por volta das 17h era tempo de voltar a Lisboa no voo da EasyJet e mais umas belas 3 horas de comboio até Espinho.

Um voto de agradecimento à UMA (Dr. Eduardo Fermé, Drª Elsa Fernandes) e em particular à Drª Elci Alcione pela oportunidade de participar neste projecto, que já deu ideias para novos projectos cá no CIC, aos alunos e professores da Escola Jaime Moniz da Madeira e Escola Secundária de Camões de Lisboa, pela simpatia e companhia, em particular aos elementos da Madeira (Diogo, Luís e Carlos) pela hospitalidade e pela visita guiada à cidade.

Deste projecto destaco a forma exemplar como os alunos do CIC se comportaram, quer em termos académicos, quer a nível de postura e comportamento, tanto nas reuniões online como na viagem ao Funchal. Fica a promessa de que este projecto dará ainda mais frutos no futuro.

Miguel Ângelo

 

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