CPAS 2009 @ CIC - E já vão cinco!

DICIC
04/05/2009

Tudo começou há cinco anos com pouca ambição. «E que tal fazer um concurso de programação?» «Isso não dará muito trabalho e não estaremos muito em cima da EXPOCIC?» «Não, faz-se uma coisita pequena com a plataforma de IP e chamam-se umas escolas conhecidas». Foram estas as afirmações que estiveram na génese deste concurso e que se relembra em jeito de balanço dos cinco anos de CPAS.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Nova página 1
 
     CPAS@CIC
 
E já vão cinco!


Dia 29 de Abril de 09 cumpriu-se a 5ª edição do CPAS.

Tudo começou há cinco anos com pouca ambição. «E que tal fazer um concurso de programação?» «Isso não dará muito trabalho e não estaremos muito em cima da EXPOCIC?» «Não, faz-se uma coisita pequena com a plataforma de IP e chamam-se umas escolas conhecidas». Foram estas as afirmações que estiveram na génese deste concurso e que se relembra em jeito de balanço dos cinco anos de CPAS.

Ora, o CPAS superou a modéstia inicial e assume-se como um evento que marca a EXPOCIC, a vida da Escola e, em particular, do Departamento de Informática. Claro que o sucesso deste evento é indissociável da adesão dos alunos do Colégio e das escolas que nos honram com a sua visita.

Este ano, inscreveram-se sessenta e cinco equipas, representando 11 escolas!

A saber:

  • Ancorensis Cooperativa de Ensino
  • Colégio Internato dos Carvalhos
  • Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã
  • Escola Secundária /3 de António Nobre
  • Escola Secundária Avelar Brotero
  • Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal
  • Escola Secundária Ferreira de Castro
  • Escola Secundária Maria Lamas
  • Escola Secundária Sá da Bandeira
  • Externato Cooperativo da Benedita
  • Instituto Nun'Alvres

Quanto ao dia do concurso, este iniciou-se com a recepção dos concorrentes, em que uma equipa de alunos, liderada pela professora Virgínia Matos, foi inexcedível na forma como recebeu e guiou os visitantes pelas instalações do Colégio e os conduziu à sala de prova.

Completada esta fase, as equipas visitantes puderam fazer uma visita aos diversos stands da EXPOCIC, enquanto não chegavam as 11:30, hora da abertura formal do concurso, com a presença do Director Pedagógico do Colégio, Sr. Pe. Cavadas.

Chegadas as 11:30, procedeu-se às saudações de boas vindas, tomando a palavra, pela organização do CPAS, o professor Paulo Pinho e a professora Maria Manuel Saavedra e, pelo Colégio, o Sr. Pe. Cavadas, Director Pedagógico, que nos dignificou com a sua presença.

O Sr. Pe. Cavadas centrou a sua intervenção na importância da participação dos alunos nestes eventos e no estímulo que os seus professores dão à participação nos mesmos, facto que, por si só, é merecedor de relevo e de valorização.

Ainda nesta sessão, a professora Maria Manuel Saavedra explicou as regras do concurso, no sentido de alertar os concorrentes para pormenores que, quando descurados, condicionam a realização de uma boa prova.

Seguiu-se o almoço, após o qual os concorrentes se dirigiram aos computadores e os professores acompanhantes à sala disponibilizada para o efeito.

Às 13:00, teve início a prova.

Nos primeiros minutos, as submissões sucederam-se a um ritmo frenético em que os candidatos à vitória cedo procuraram marcar a sua condição de favoritos. As alterações na liderança sucediam-se, até que, com o aumentar da dificuldade dos problemas, a frequência de exercícios resolvidos com sucesso começou a diminuir. Na sala de professores acompanhantes, o desenrolar da prova era acompanhada com interesse. Decorridas 2h e 30min de prova, todos intuíram que os grandes vencedores estavam encontrados, seriam os “Pythonists” (David Ferreira e Francisco Huhn)!

No entanto, ainda haveria uma alteração nos 3 primeiros lugares, a equipa “SwordFish” (Diogo Basto e Filipe Mota) suplantaria os “Fast Fuse xD” (Diogo Pinho e Gabriel Damaso), na luta para 3º lugar.

Uma palavra para “Os Engenheiros” (Pedro Simões e Rúben Aguiar) que estiveram à altura dos seus pergaminhos e, embora tenham deixado escapar o 1º lugar, mantiveram-se sempre nessa luta!

De uma forma geral, parabéns a todos! E como salientou o Sr. Pe. Cavadas na cerimónia de entrega de prémios: «numa competição nem todos podem vencer, mas o mais importante é estar presente!»

Por fim, uma palavra de agradecimento à Direcção do Colégio pela disponibilização dos recursos necessários a esta organização, à MicroLopes pelo patrocínio traduzido nos prémios entregues, ao ex-concorrente Miguel Oliveira pela sua contribuição com um dos problemas, aos alunos que participaram de uma maneira entusiasta nesta organização, aos concorrentes e professores que nos visitaram e aos elementos do Departamento de Informática que se disponibilizaram para as diferentes tarefas.

Até ao ano…

Classificação Final

# Instituição Equipa Com Erros Tentados Resolvidos HH:MM Pontos
1 Escolas Secundárias Maria Lamas e Sá da Bandeira Pythonists 1 7 7 2:24 700
2 Colégio Internato Dos Carvalhos Os Engenheiros 7 7 6 2:13 600
3 CIC SwordFish 8 7 6 2:53 600
4 Colégio Internato dos Carvalhos Fast Fuse xD 9 7 5 1:31 500
5 ESAB os zecas 5 5 4 0:53 400
6 Colégio Internato dos Carvalhos VBsoft 8 5 4 0:58 400
7 CIC POX 4 5 4 1:15 400
8 Instituto Nun'Alvres inaBJ 3 4 3 0:56 300
9 CIC Macro Team 1 3 3 1:4 300
10 Colégio Internato dos Carvalhos -=HULK=- 3 3 3 1:25 300
11 Colégio Internato dos Carvalhos NXT 6 4 3 1:37 300
12 Escola Secundária Avelar Brotero IntensiveSoft 1 3 3 1:52 300
13 CIC eleven_twelve 8 4 3 2:1 300
14 Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã Reis da Selva 3 3 3 2:4 300
15 Colegio Internato dos Carvalhos http://gamingrevolution.youneed.us? 11 IF 7 4 3 2:10 300

Enunciados e Soluções

A Galeria de fotos

 

GALERIA DE IMAGENS